Topo

Família americana desaparece após ataque de piratas a balsa no Pará

Divulgação/Segup
Imagem: Divulgação/Segup

Wanderley Preite Sobrinho

Colaboração para o UOL

01/11/2017 13h35

Um casal de norte-americanos e suas duas filhas desapareceram no último domingo (29) depois de um ataque de piratas a uma balsa no Rio Furo Grande, próximo a Breves, na Ilha de Marajó, no Pará. A Polícia Civil abriu um inquérito para descobrir o paradeiro das crianças e de Adam Harris Heart, de 39 anos, e Emily Faith Heart, de 37.

De acordo com a Secretaria de Segurança do Pará (Segup), a família embarcou em uma balsa que saía de Belém com destino a Macapá. Quando a embarcação se aproximava da Ilha de Marajó, um grupo de piratas invadiu a balsa e seu empurrador, levados para uma área de pouco movimento, conhecida como Porto dos Dias.

Lá, os suspeitos renderam os ocupantes e roubaram parte da carga antes de abandonarem as embarcações com tripulantes e passageiros. Foi só depois que a polícia chegou que os tripulantes notaram a ausência dos americanos.

As suspeitas são de que o casal e os filhos tenham fugido da balsa com seus pertences no momento do assalto ou que tenham sido sequestrados pelos piratas, que estavam fortemente armados. A polícia do Amapá já apreendeu a van em que a família viajava.

Ao UOL, a Segup informou que um helicóptero foi enviado para vasculhar a região em busca do casal com as crianças. A pasta também pediu à policia a abertura de dois inquéritos: um para apurar o assalto ao empurrador Taigó I e da balsa Andorinha e outro para descobrir o paradeiro dos americanos.

O setor de inteligência da Segup está em contato com familiares de Adam e Emily tanto nos Estados Unidos quanto em Florianópolis, onde o casal tem residência.