Topo

Após decreto de intervenção na segurança, RJ tem rebelião em presídio

Imagem: iStock

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

18/02/2018 19h28Atualizada em 18/02/2018 20h28

Detentos deflagraram uma rebelião no presídio Milton Dias, em Japeri, na Baixada Fluminense, na noite deste domingo (18). De acordo com informações da Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), o motim começou após inspetores de segurança e administração penitenciária frustrarem uma tentativa de fuga de internos.

A rebelião ocorre dois dias após o governo federal decretar intervenção na área de segurança no Rio de Janeiro.

Veja também

Ainda de acordo com a Seap, há reféns no presídio, que conta com detentos armados.

O Secretário de Estado de Administração Penitenciária, David Anthony Gonçalves Alves, ativou o centro de crise no CICC (Centro Integrado de Controle e Comando). O GIT (Grupamento de Intervenção Tática), o Subsecretário de Gestão Operacional e a Coordenação de área já estão no local, com o apoio do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais.

Mais cedo, a Seap havia afirmado ter "antecipado" medidas de controle para evitar problemas no sistema carcerário do estado que conta 54 unidades de detenção.

"Uma série de medidas operacionais foram adotadas, com o objetivo de impedir as instabilidades no sistema carcerário", disse Alves através de nota.

A Defensoria Pública do Estado do Rio informou através de nota que está acompanhando a situação no presídio em Japeri. Defensores da Coordenação de Defesa Criminal e do Núcleo do Sistema Penitenciário estão a caminho da unidade para colaborar nas negociações "para que a normalidade seja restabelecida com maior brevidade possível e sem maiores danos para todos os lados envolvidos", diz trecho da nota. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após decreto de intervenção na segurança, RJ tem rebelião em presídio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano