Topo

Surfista salva casal de afogamento com prancha do filho de cinco anos em SP

Casal de turistas de Araraquara foi salvo por surfista no Guarujá, litoral de São Paulo Imagem: Reprodução/Facebook

Renan Prates

Colaboração para o UOL

12/04/2018 12h12

Pedro Ivo Simione, 41, surfa há 30 anos no Guarujá, litoral de São Paulo. Nesta quarta-feira (11), porém, ele voltou para casa orgulhoso, com a sensação de dever cumprido e uma história diferente para contar. Com a prancha de seu filho Heitor, o surfista conseguiu salvar um casal de Araraquara de afogamento na praia da Enseada. Não havia tempo para esperar os salva-vidas da praia, que só chegaram ao local no fim do salvamento.

Leia também

Veja também

Quis o destino unir os caminhos do casal de Araraquara, de Simione e do garotinho de apenas cinco anos. O surfista contou ao UOL que sua intenção era surfar na praia de Pitangueiras, mas foi convencido pelo seu filho a mudar o destino para a Enseada. “Cheguei na praia às 13h30 ou 14h. Queria ir para Pitangueiras, mas meu filho disse: 'papai, não quero, quero ficar aqui'. Ainda falei: 'não, vamos para lá, aqui está com muita correnteza'. Mas meu filho me convenceu a ficar na Enseada”.

Logo que chegou perto do mar, Simione percebeu uma movimentação estranha na água. “Identifiquei uma situação de risco. Falei pro meu filho: 'tira o leash (corda de segurança) que o papai vai salvar vidas'. Ele me disse: 'papai, vou chamar o salva-vidas'. Só que eu demorei vinte minutos para salvar o casal e o salva-vidas só apareceu quando estávamos quase na beirada. A sorte é que apareceu uma viatura dos Bombeiros e uma moça correu para chamar. Foi muito punk”, relembra o surfista.

Simione disse que já “perdeu as contas” de quantas vidas salvou nestes 30 anos de surfe. Ele acredita que os surfistas cumprem um papel vital de auxílio aos salva-vidas para evitar afogamentos nas praias. “Muitas vezes os salva-vidas não conseguem chegar a tempo na zona de arrebentação, mas nós estamos lá”.

Este salvamento, porém, vai ficar marcado na vida do surfista, pois foi o primeiro ao lado do seu filho, que teve um papel fundamental no caso. “Me surpreendi com a atitude dele [de buscar ajuda com um salva-vidas]. Imagina a minha preocupação dupla, porque ele voltou sozinho para buscar ajuda e eu fui atrás do casal”, contou.

Simione contou que o registro fotográfico após o salvamento foi feito a pedido do próprio casal. “Já estava na areia quando o casal veio me agradecer e pedir para tirar uma foto. Fiquei emocionado. Foi muito gratificante, ainda mais porque no final de semana anterior tivemos três óbitos por afogamento na mesma praia”, contou o surfista, que não falou mais com o casal desde então. “Na hora, nem pensei em perguntar o nome e pedir contato. Estou muito feliz e agradeço a Deus por tudo ter dado certo”.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Surfista salva casal de afogamento com prancha do filho de cinco anos em SP - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano