Topo

Acusado de matar ex a facadas é preso e escreve carta para explicar crime

Jéssica Nascimento

Colaboração para o UOL

18/07/2018 17h25

Um homem que matou a ex-mulher a facadas em Santa Maria, no Distrito Federal, escreveu uma carta de 10 páginas enquanto estava foragido da polícia  para justificar o crime. O caso aconteceu no último sábado (14) e ele foi preso na noite desta terça-feira (17). Stefanno Jesus Souza Amorim, de 21 anos, alegou no texto que matou Janaína Romão, de 30 anos, porque ela estava saindo com outra pessoa e ele queria ter o direito de ver as filhas com frequência.

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Alberto Rodrigues, com o assassinato de Janaína, o acusado acumula 17 passagens pela polícia. Amorim vai responder por feminicídio e, se condenado, pode pegar de 12 a 30 anos de prisão. 

Segundo a Polícia Civil informou ao UOL, o crime aconteceu quando Janaína foi buscar as crianças na casa de um tio de Amorim. A mulher levou cinco facadas no peito e nas costas, na frente das filhas do casal, que têm quatro e dois anos. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada ao Hospital Regional de Santa Maria, onde morreu duas horas depois.

Leia mais:

Amorim fugiu do local do crime, mas foi preso três dias depois na casa da irmã, na mesma cidade. A polícia chegou até o homem após uma denúncia anônima. Com ele, foi encontrado um caderno com páginas escritas de próprio punho, onde relata como conheceu Janaína, em cinco de maio de 2012, e como foi a vida deles até a data do crime.

Carta Stefanno Amorim, do DF - Reprodução - Reprodução
Em carta de dez páginas, Amorim pede desculpas aos ex-sogros e às filhas
Imagem: Reprodução
Na carta e também na delegacia, o homem disse que os dois tinham "um ótimo relacionamento", até ele trair a mulher e ela traí-lo de volta. Eles se separaram, mas, mesmo assim, Amorim perseguia a ex-mulher, de acordo com o delegado. "No dia anterior ao crime, Janaína foi a uma festa junina do trabalho, não dormiu em casa e ele ficou descontrolado", conta Rodrigues.

A situação se complicou porque a mulher tinha voltado a se relacionar com o primeiro marido, o que teria provocado ciúmes em Stefanno Amorim, completou o delegado. Na carta, ele deixa claro que não aceitava o fim do relacionamento e culpava Janaína pela situação.

Nesta terça-feira, o homem chegou a dizer que Janaína dificultava o encontro dele com as filhas e que o casamento nunca foi encerrado  oficialmente. "A gente brigava de vez em quando, mas nunca terminamos. Sempre tínhamos idas e vindas", disse. Janaína já havia denunciado o jovem e retirado a queixa mais de uma vez.

Em um trecho da carta, ele confessa que cometeu outros três homicídios, um deles na quadra onde a família da ex-mulher mora, e pede desculpas aos ex-sogros. "Sei que vocês (os pais) me entregaram ela de coração e eu acabei devolvendo ela dessa forma. Agora, Deus vai ajudar vocês a lidar com isso", escreveu.

Na mensagem, o homem também faz outro pedido: que as filhas não fiquem sabendo do que aconteceu, "para não afetar mais o psicológico delas". Por mim, ele diz que, quando sair da prisão, vai tentar requerer a guarda das duas meninas.