Topo

Soterrado após encosta desabar, morador do Vidigal é resgatado por vizinho

O fotógrafo Felipe Paiva, que foi retirado dos escombros por vizinhos no Vidigal - Reprodução/Facebook
O fotógrafo Felipe Paiva, que foi retirado dos escombros por vizinhos no Vidigal Imagem: Reprodução/Facebook

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

07/02/2019 13h09Atualizada em 07/02/2019 13h19

Um deslizamento de terra provocado pelo temporal que atingiu o Rio de Janeiro na noite desta quarta (6) provocou o desabamento de pelo menos quatro imóveis no alto da favela do Vidigal, na zona sul do Rio. Uma das casas que caíram era do fotógrafo Felipe Paiva, que contou ter sido retirado dos escombros por vizinhos.

"Eu já estava deitado e ouvi a minha janela da cozinha estourando. Fui até lá para afastar meus eletrodomésticos e vi um clarão do lado de fora. Nesse momento acabei caindo e tudo começou a cair em cima de mim. Comecei a gritar muito até que me tiraram dos escombros", conta ele. 

Felipe diz que após ser retirado do local ainda conseguiu ajudar outras famílias que também tiveram os imóveis destruídos."Uma família de sete pessoas também perdeu tudo. Eles tinham um bebê de seis meses que conseguiu deixar a casa com a família."

De acordo com o morador, as interdições na avenida Niemeyer impediram que o socorro chegasse à comunidade. O primo de Felipe, Jeferson Paiva, foi levado para o Hospital Miguel Couto com fratura na perna, na clavícula e um ombro deslocado.

Segundo o sistema Alerta Rio, foram registrados 162 milímetros de chuva na região do Vidigal - o equivalente a todo o volume esperado para o mês de fevereiro.

Também foram registrados na zona sul da cidade ventos de mais de 100 km/h.

O Rio de Janeiro entrou em estágio de crise às 22h15 de quarta-feira (5). A Defesa Civil do Rio recebeu 104 chamados para vistoria em decorrência das chuvas. Os bairros nais atingidos foram: Barra da Tijuca, São Conrado, Itanhangá,  Freguesia, Rocinha e Vidigal - todos na zona oeste. 

De acordo com balanço divulgado pela prefeitura, 6 postes caíram e houve 170 quedas de árvores.

Resgate de helicóptero

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro resgatou no início da tarde seis pessoas feridas em decorrência das chuvas da noite de ontem na capital fluminense. Os feridos estavam inacessíveis no interior da comunidade por causa de deslizamentos de terra e árvores caídas que impediam a chegada das ambulâncias.

Entre os resgatados estão uma mulher grávida e uma criança. De acordo com o sub-chefe do Estado Maior dos Bombeiros, Luciano Sarmento, os resgatados passam bem e foram levados para o hospital.

7.fev.2019 - Trilha do hotel Sheraton, em São Conrado, que teve o saguão alagado durante a forte chuva no Rio de Janeiro - Luis Kawaguti/UOL - Luis Kawaguti/UOL
Imagem: Luis Kawaguti/UOL

"Tentamos resgatá-las por ambulância durante a manhã, mas não tivemos sucesso por causa das barreiras naturais e da instabilidade do solo. Foi necessário usar a aeronave dos Bombeiros", explicou.

Os bombeiros seguem trabalhando na avenida Niemeyer, que margeia o Vidigal, onde um ônibus foi soterrado por um deslizamento de terra. O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB) confirmou uma morte em decorrência desse deslizamento. As autoridades trabalham com a possibilidade de haver mais uma vítima no interior do veículo.

A encosta da Niemeyer não corre o risco de sofrer novos deslizamentos, segundo a Defesa Civil.