Topo

Anúncio do governo de SP convida turista a conhecer museu que está fechado

19.jun.2019 - Museu do Ipiranga, fechado desde 2013, aparece em propaganda do governo de São Paulo que convida turistas a visitarem o estado - Reprodução - 19.jun.2019/YouTube/Governo do Estado de São Paulo
19.jun.2019 - Museu do Ipiranga, fechado desde 2013, aparece em propaganda do governo de São Paulo que convida turistas a visitarem o estado Imagem: Reprodução - 19.jun.2019/YouTube/Governo do Estado de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

02/07/2019 11h19

Fechado desde 2013, o Museu Paulista é um dos pontos turísticos que protagonizam a nova campanha do governo de São Paulo para incentivar o turismo no estado. A presença do local, conhecido popularmente como museu do Ipiranga, foi alvo de críticas em comentários em redes sociais.

A imagem do museu aparece por menos de um segundo no comercial, publicado nas redes sociais na semana passada e também veiculado nos intervalos da programação de emissoras de televisão.

Em nota, a secretaria de Turismo, responsável pela peça, disse que "o fato de o museu do Ipiranga passar por reforma não anula sua importância cultural tampouco omite que ele representa um patrimônio da história do país". "A imagem não mostra apenas o museu, mas todo o complexo que permanece aberto e é usado por milhares de pessoas diariamente".

Reforma

O museu do Ipiranga, inaugurado em 1895 e administrado pela USP (Universidade de São Paulo), está fechado há seis anos por causa de problemas estruturais e passará por reforma. Neste mês, será publicado um edital para a contratação de uma construtora para conduzir as obras.

A meta do governo é reinaugurar o museu em setembro de 2022, quando se comemora o bicentenário da Independência do Brasil. Quando ficar pronto, ele deverá ter dois cafés, um restaurante e novos sistemas de segurança e combate a incêndio. De acordo com a secretaria de Turismo, já foram captados pelo governo R$ 160 milhões para as obras, que estão previstas para setembro.

Também um polo turístico, o Parque da Independência, onde está o museu, pode ser frequentado normalmente por visitantes e turistas.

O museu do Ipiranga possui mais de 450 mil itens, os quais, durante o período em que o local está fechado, encontram-se armazenados em outros prédios na região.

Nas redes sociais, internautas criticaram a presença do museu no anúncio que convida turistas a visitarem São Paulo.

O governo paulista diz que a campanha tem o objetivo de "divulgar o turismo no estado por entender que a atividade gera emprego, renda e fomenta novos investimentos".

Reforma do museu do Ipiranga deve começar no Dia da Independência

redetv