Topo

Ficha Criminal: Violência em presídio no RJ fez nascer o Comando Vermelho

Do UOL, em São Paulo

18/12/2019 04h02

O podcast Ficha Criminal desta quarta-feira (18) traz a história de uma rebelião no presídio de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, em 1979, que foi decisiva para o surgimento de uma das maiores facções criminosas do país: o Comando Vermelho.

A violenta rebelião, em 17 de setembro daquele ano, fortaleceu a Falange Vermelha, grupo que deu origem ao Comando Vermelho e era formado por presos comuns enquadrados na LSN (Lei de Segurança Nacional) que vigorou entre 1969 e 1978, durante a maior parte do regime militar que comandou a ditadura no Brasil.

Criada principalmente para reprimir grupos políticos de oposição, a legislação também previa punições mais duras para crimes como assaltos a banco. Os fundadores do Comando Vermelho eram, em sua maioria, presos de quadrilhas especializadas no roubo a bancos.

Na rebelião de 79, os integrantes da Falange Vermelha mataram seis homens da Falange Jacaré, ou Falange Zona Norte, que reunia bandidos de quadrilhas da zona norte do Rio. Os "jacarés" cobravam pedágio de outros presos, cometiam roubos e estupros dentro da prisão e faziam acertos com guardas para "policiar" celas e comandar a rotina no presídio.

Com a promessa de melhorar a vida dos presos e combater as disputas internas, a Falange Vermelha ganhou força e eliminou o grupo rival. Com o controle em Ilha Grande, o Comando Vermelho se expandiu e, anos mais tarde, passou a controlar o tráfico de drogas e armas nos morros do Rio.

A segunda temporada de Ficha Criminal traz oito episódios de crimes marcantes no Brasil - casos policiais que provocaram comoção nacional e desencadearam desdobramentos que ficaram gravados na história do país.

Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar - no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em noticias.uol.com.br/podcasts. Para ouvir estes e outros programas, você pode baixar aplicativos como o Spotify e o Apple Podcasts, por exemplo, buscar o nome do podcast e dar play no episódio desejado.