Topo

Esse conteúdo é antigo

Viúva de Marielle: Novo namoro 'não é saída do luto, mas parceria na luta'

Mônica Benício (à dir.), viúva de Marielle Franco, ao lado da namorada Marina Iris - Reprodução/Instagram
Mônica Benício (à dir.), viúva de Marielle Franco, ao lado da namorada Marina Iris Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

06/02/2020 14h23

Depois que seu novo relacionamento gerou debate nas redes sociais, Mônica Benício, viúva de Marielle Franco, disse que não esqueceu da morte da vereadora há quase dois anos. Em entrevista ao jornal "O Globo", ela afirmou que a namorada Marina Iris é uma companheira na luta por Justiça.

Segundo ela, responder à pergunta "quem mandou matar Marielle?" continua sendo a prioridade de sua vida, e a nova companheira, que também é ativista de movimentos sociais, tem dado apoio a essa causa.

"Um novo relacionamento não significa uma saída do luto, mas uma parceria na luta. E Marina é apoio, abrigo e afeto", declarou.

Mônica afirmou que tem sofrido lesbofobia e muito a acusa de ser uma viúva midiática. "Fui apagada do meu lugar de esposa de Marielle, com quem eu dividia uma casa, uma vida, sonhos, e formava família. (...) Eu e Marielle levamos 14 anos para estruturar a nossa relação, entre idas e vindas e inúmeras lesbofobias da sociedade. Por isso, afirmo que nossas famílias existem e elas são plurais e diversas."

De acordo com ela, a exposição de seu novo relacionamento nos meios de comunicação aconteceu sem o consentimento delas, mas ela entende que se tornou uma figura pública e que tem papel de responsabilidade na luta das mulheres.

"Tenho certeza de que se eu fosse um homem cisgênero e heterossexual eu não estaria vivendo essa situação hoje. Pelo contrário. Geralmente, as pessoas comemoram quando homens viúvos se relacionam com outras pessoas em seus relacionamentos heterossexuais", declarou.

Ouça o podcast Ficha Criminal, com as histórias dos criminosos que marcaram época no Brasil. Este e outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.