Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem é preso suspeito de se passar por delegado da Polícia Civil do Piauí

Homem se passava por delegado no Piauí, usando vários distintivos, para praticar extorsão Imagem: Grupo de Repressão ao Crime Organizado/Divulgação

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

13/02/2020 00h54

Um homem de 26 anos foi preso como suspeito de se passar por delegado da Polícia Civil do Piauí e falso advogado para praticar extorsões em pessoas que procuravam seus serviços para resolver problemas. O investigado foi preso por posse ilegal de arma de fogo, no apartamento dele, localizado no bairro Santa Maria da Codipi, na zona norte de Teresina, na manhã de ontem.

O nome dele não foi divulgado em cumprimento a lei de abuso de autoridade.

Equipes do Greco (Grupo de Repressão ao Crime Organizado) da Polícia Civil do Piauí deram voz de prisão ao homem por ele estar de posse de arma de fogo irregularmente durante o cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça.

A SSP (Secretaria de Segurança Pública do Piauí) disse que o investigado atuava realizando extorsões, dizendo que iria realizar prisões, resolver problemas e se apresentava como delegado e advogado em troca de dinheiro para quem o contratasse. As investigações apontam também, de acordo com a secretaria, que o homem praticava extorsões ao ser contratado para investigar situações e resolver problemas.

O delegado Tales Gomes, diretor do Greco, contou que o homem atendeu a polícia com uma pistola calibre 380 na cintura e tinha vários distintivos falsos de delegado, dentre de outros equipamentos restritos à polícia.

"Além da pistola, apreendemos três carregadores de munição, colete, algemas, carteira funcional de delegado. Ele tinha todos esses equipamentos. Após a prisão, recebemos informações de pessoas que ele também se passava por advogado e recebeu dinheiro delas para dar entrada em processos pedindo de revisão de parcelas de carro e sumiu", destacou Gomes.

Hoje, a Polícia Civil continuará as investigações sobre as denúncias contra o falso delegado sobre o crime de estelionato realizando oitivas com pessoas que foram supostamente lesadas pelo suspeito. "Ele faz parte de um conselho de detetives particulares de forma regular, mas a denúncia que chegou é que o suspeito se passava por delegado, abordava pessoas, usava armas", contou o delegado Tales Gomes.

Ele foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo e deverá responder pelo crime em liberdade. A polícia estipulou fiança de dois salários mínimos, mas até agora o valor não foi pago pelo detento. "A partir da oitiva das vítimas, que será realizada amanhã, também poderá se configurar o crime de estelionato", informou o delegado.

A polícia informou que o homem tem passagens pela prática de crime de violência doméstica e receptação de carro roubado.

O UOL tentou contato com a defesa do preso, mas não conseguiu até a publicação deste texto.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Homem é preso suspeito de se passar por delegado da Polícia Civil do Piauí - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano