Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva de mais de 11 horas em Belém teve alagamentos, jacaré e cobra

Cobra é encontrada por moradores em enchente em Belém - Reprodução
Cobra é encontrada por moradores em enchente em Belém Imagem: Reprodução

Luciana Cavalcante

Colaboração para UOL, em Belém

07/03/2020 19h38

A chuva que caiu por mais de 11 horas entre ontem e hoje em Belém causou o transbordamento de canais, muitas ruas alagadas e o aparecimento de um jacaré e de uma cobra, encontrados pelos moradores transitando pelas vias.

Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a coincidência com a maré alta de mais de 3 metros contribuiu para o alagamento das partes mais baixas da cidade.

A chuva começou na noite de ontem e continuou até o início da tarde de hoje. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados 138 milímetros de chuva, pouco mais de um quarto do esperado para todo o mês, que é de 500 milímetros.

A previsão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente é que a chuva continue durante todo o final de semana, com variação de leve a forte, principalmente de manhã e à tarde.

A Defesa Civil Municipal ainda levanta o número de pontos de alagamentos e se há desabrigados ou desalojados por conta do temporal na cidade.

Moradores que tiveram as casas invadidas pela água e não conseguiram sair compartilharam imagens do alagamento em vários lugares da cidade. O UOL contabilizou pelo menos nove pontos de alagamento.

Entre eles, duas situações chamaram a atenção. Moradores encontraram uma cobra no bairro de Canudos, e motoristas resgataram um jacaré na pista da Avenida Centenário, uma das vias de escoamento de tráfego de bairros em expansão da capital.

Os animais foram encaminhados ao Batalhão de Polícia Ambiental de Belém.

O Aeroporto de Belém chegou a operar por instrumentos a partir das 2h05 da manhã devido às condições meteorológicas, mas voltou a operar normalmente às 15h22, segundo informou a Infraero.

O hemocentro da cidade, o Hemopa, suspendeu as coletas de sangue às 14h por conta dos alagamentos na área e da dificuldade de doadores em chegar até o local. A coleta será retomada na segunda-feira.