Topo

Esse conteúdo é antigo

Seis idosos morrem vítimas de covid-19 em casa de repouso no interior de SP

Seis idosos morreram vítimas de covid-19 na casa de repouso Lar Feliz 1, no interior de SP - Divulgação/Lar Feliz 1
Seis idosos morreram vítimas de covid-19 na casa de repouso Lar Feliz 1, no interior de SP Imagem: Divulgação/Lar Feliz 1

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

05/05/2020 17h23

Seis idosos que moravam na casa de repouso Lar Feliz 1, em Hortolândia, no interior de São Paulo, morreram depois de serem infectados com o novo coronavírus. As mortes aconteceram entre os dias 13 de abril e ontem, e foram confirmadas pela própria instituição. Outros 13 idosos também testaram positivo para covid-19 e estão se recuperando da doença. Eles não precisaram ser hospitalizados.

De acordo com Bárbara Aparecida da Silva, a proprietária da casa de repouso, que fica no bairro Chácaras Luzitana, os idosos que morreram tinham idades entre 76 e 92 anos. As vítimas foram duas mulheres e quatro homens, todos com comorbidades. Nesta semana duas mortes foram registradas no local, a primeira domingo e outra na segunda-feira.

"A primeira morte confirmada foi de uma idosa que tinha Alzheimer e diabetes. Após essa confirmação em abril, nós isolamos o idoso que teve contato com essa vítima e tomamos todos os cuidados para conter o avanço do vírus, como o uso de máscaras, luvas e higienização. Mas a maioria dos nossos idosos já apresenta alguma doença e isso dificultou na identificação dos sintomas do covid-19", explica.

Ainda segundo Bárbara, os idosos infectados não apresentaram os sintomas típicos dos coronavírus como febre alta, tosse e falta de ar. "Muitos que testaram positivo estavam assintomáticos e os que apresentaram algum sintoma foi falta do paladar apenas", relata.

Ao todo, 27 idosos permanecem no local. Treze deles testaram positivo para a covid-19, sendo que três estão curados e dez seguem em isolamento, segundo a proprietária. Eles não precisaram ser medicados. Os 14 funcionários do asilo também fizeram o teste e todos deram resultado negativo.

"Estamos acompanhando esses casos de perto. Comunicamos a prefeitura, os familiares e os órgãos de saúde municipais. Caso eles apresentem qualquer sintoma, serão levados para o pronto-socorro da cidade", acrescenta Bárbara.

A proprietária do local afirmou ainda as visitas aos idosos estão suspensas desde o dia 13 de março, e acredita que a contaminação do primeiro idoso que morreu tenha ocorrido fora do lar.

"Alguns idosos fazem acompanhamento médico e, no início da pandemia, algumas consultas ainda estavam acontecendo. E esse idoso que faleceu chegou a ir a um consultório médico, acreditamos que ele tenha se contaminado nesse caminho", diz.

A prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, informou que todos os casos relacionados a locais que abriguem grande número de pessoas e/ou pessoas de grupos de risco são monitorados, de acordo com os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde.

"Dentre as ações e orientações do protocolo estão proibição de visitas de familiares, cuidados, envio de relatórios diários sobre o estado dos internos. Moradores e funcionários que tenham tido contato com infectados também serão monitorados pela Secretaria de Saúde", declarou a prefeitura em nota oficial.

Até ontem, a cidade havia registrado 75 casos confirmados de coronavírus e 10 mortes.