Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia apreende 33 t de maconha na maior apreensão de drogas do Brasil

Caminhão com 33 toneladas de maconha em Maracaju (MS) - Divulgação
Caminhão com 33 toneladas de maconha em Maracaju (MS) Imagem: Divulgação

Marina Marini

Do UOL, em São Paulo

27/08/2020 11h03

Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na tarde de ontem 33,3 toneladas de maconha em um caminhão bitrem, na cidade de Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Nas redes sociais, o órgão anunciou a apreensão como a "maior do Brasil".

Procurada pelo UOL, a assessoria do DOF confirmou que dois homens, um de 25 e outro de 45 anos, foram presos. Eles eram residentes de Maracaju e não souberam informar quem era o dono das drogas e para onde a carreta iria.

O DOF fazia patrulhamento em uma estrada vicinal que dá acesso à rodovia estadual MS-166 quando deu ordem de parada à carreta. O motorista desobedeceu os policiais e tentou manobrar o veículo, mas não conseguiu. Ele abandonou o caminhão, fugiu e ainda não foi localizado.

Um Ford Ka branco que seguia logo atrás da carreta, como batedor, foi abordado e nele estavam os dois homens que foram presos.

A operação começou por volta das 14h de ontem e terminou às 4h da manhã de hoje. A carga foi estimada em pouco mais de R$ 50 milhões. A ação ocorreu em virtude da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Ainda de acordo com o DOF, em maio deste ano, a Polícia Rodoviária Federal havia feito a maior a apreensão de drogas do país, de 28 toneladas. A apreensão de hoje supera a anterior em cinco toneladas. Em 2020, o DOF já apreendeu 180.476,696 toneladas de maconha, 146,29% a mais que o mesmo período do ano passado, quando foram apreendidas 73.277,587 toneladas. Em todo o ano de 2019 foram apreendidas 106.772,972 toneladas do entorpecente.