Topo

Esse conteúdo é antigo

Inspetora da polícia agride funcionária de pousada em Jericoacoara; veja

Rafael Prado

Colaboração para o UOL

13/10/2020 15h13Atualizada em 14/10/2020 07h27

Uma policial hospedada em uma pousada de Jericoacoara, no litoral do Ceará, agrediu uma das funcionárias do local no último sábado após, supostamente, não querer usar máscara de proteção, uma das principais medidas para combater o contágio de coronavírus.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, a policial aparece andando pelo espaço comum do local. Ela é filmada de perto pela funcionária que a acusa de circular sem máscara. No momento da agressão, no entanto, é possível ver que a policial estava usando a proteção.

De acordo com proprietária da pousada, Antônia Maria de Sousa, a confusão começou na parte interna, quando a funcionária teria pedido para a hóspede, que apresentava sinais de embriaguez, colocar a máscara. Ela se identificou como inspetora da polícia civil, colocou a máscara e começou a xingar a funcionária que filmava a confusão.

Ela disse ainda que policiais foram chamados, mas teriam se recusado a atender a ocorrência por se tratar de uma policial civil. Em nota, a PM confirmou que não houve condução dos envolvidos à delegacia e que a inspetora negou ter agredido a funcionária.

No vídeo, a funcionária afirma que a hóspede está embriagada e que não está respeitando os regulamentos da pousada. Neste momento, a policial se vira e agride a funcionária com um tapa, derrubando o celular da trabalhadora. A filmagem é interrompida, mas a gravação do áudio continua, e é possível ouvir a hóspede gritando e pedindo para não ser filmada.

Em nota, a Polícia Civil do Estado do Ceará informou que a Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara está investigando o caso.

Já a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) disse ter determinado a imediata apuração dos fatos na seara administrativa disciplinar.

A reportagem não conseguiu contato com a inspetora.

Uma lei em vigor no estado do Ceará obriga o uso de máscara em locais públicos e privados, com multa de R$ 100 em caso de descumprimento.

Governador quer apuração do caso

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), pediu apuração imediata do caso.

Em uma rede social, o governador disse que todos os policiais envolvidos em atos ilícitos devem ser processados e, quando culpados, punidos segundo a lei.