Topo

Esse conteúdo é antigo

Enxame de abelhas aparece em entrada de shopping no PR e área é isolada

Enxame de abelhas ocupa acesso do Shopping Água Verde, em Curitiba (PR) Imagem: Reprodução/Fabiano Klostermann

Vinicius Boreki

Colaboração para o UOL em Curitiba (PR)

17/12/2020 15h56

Um enxame de abelhas ocupou ontem um acesso do Shopping Água Verde, em Curitiba (PR). Os insetos apareceram por volta das 14h e se instalaram em frente a uma das lojas do centro comercial, que tem acesso voltado para a rua. Elas foram retiradas à noite, por volta das 21h, por um apicultor e encaminhadas para um apiário em Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba.

De acordo com o Shopping Água Verde, ao constatar a presença dos animais, o centro comercial foi orientado pelo Corpo de Bombeiros a encontrar um apicultor para fazer a retirada. Em razão do movimento, a sugestão foi para que o procedimento fosse realizado após o fechamento, garantindo a segurança de clientes e colaboradores.

Durante o dia, o centro comercial isolou a área, incluiu cartaz para avisar quem passava do risco e manteve uma pessoa da equipe no local como prevenção.

Apicultor responsável pela retirada do enxame, João Carlos Douratioto conta que as abelhas foram levadas imediatamente para o seu apiário, em Contenda. Ele diz receber de duas a três chamadas por dia para fazer a retirada dos animais. "Hoje mesmo, eu já fiz dois atendimentos", conta.

Um trabalho desse custa a partir de R$ 300 e depende de uma série de fatores, como a localização, o tempo em que a abelha está no local, o tamanho do enxame, entre outros critérios.

De acordo com ele, quando são vespas, o procedimento é de fazer a retirada segura e soltar os animais em local isolado. No caso das abelhas, pelo fato de estarem em risco de extinção, há um cuidado especial com o seu destino.

"Optamos por trabalhar à noite como prevenção. A orientação foi para que o local fosse isolado até que tivéssemos segurança", relata.

Cuidados

Caso haja enxame em uma residência ou ponto comercial, a orientação do Corpo de Bombeiros do Paraná é para tomar os seguintes cuidados:

  • - Evite movimentos bruscos e sons elevados quando próximo a colmeias;

  • Se for atacado, proteja o pescoço e o rosto das picadas com a ajuda de uma camisa ou outra vestimenta. Se a ferroada ocorrer na cabeça e/ou pescoço, procure imediatamente auxílio médico;
  • Caso seja alérgico a picadas, pergunte ao seu médico o que fazer e busque assistência imediata;
  • Se alguém for picado, é importante que se faça a remoção imediata dos ferrões, pois eles continuam liberando peçonha gradativamente; - Afaste os animais domésticos do enxame, pois barulhos e sua movimentação podem desencadear o ataque;
  • Após a picada, a abelha perde seu ferrão, a bolsa de peçonha e morre. Contudo, o mesmo não se aplica às vespas e aos marimbondos. Após picar, eles estão prontos para atacar novamente;
  • Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar um apicultor especializado para a remoção. Nos casos mais críticos, deve procurar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

A prefeitura de Curitiba informou que faz a retirada das abelhas dos espaços públicos, e a população pode informar a respeito dessas ocorrências por meio do telefone 156.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Enxame de abelhas aparece em entrada de shopping no PR e área é isolada - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano