Recorde de temperatura negativa faz a Serra Catarinense amanhecer congelada
A Serra de Santa Catarina amanheceu hoje com temperaturas negativas pelo segundo dia consecutivo, com os termômetros marcando mínimas de até -6.4ºC. O frio atingiu principalmente o vale do Caminhos da Neve e a área central de São Joaquim.
Os recordes de temperatura em abril ocorreram em São Joaquim, que atingiu -6,4ºC e em Urupema, com -5,4ºC. Com a baixa nas temperaturas, ficaram congeladas as flores, capôs de carros, a superfície d'água, as plantas e as gramíneas.
O gado teve dificuldade para pastar com os campos recobertos por uma considerável camada de gelo na Serra catarinense. Esse foi o recorde de qualquer estação do estado de Santa Catarina no mês de abril nas últimas décadas.
Os dados foram compilados pela Agência de Notícias São Joaquim, com base em informações governamentais e do Weather Underground.
As mínimas em Santa Catarina:
- -6,4ºC São Joaquim/J.Tadeu/Recorde
- -5,4ºC Urupema/Epagri/Recorde
- -4,8ºC Painel/G.Hugen
- -4,4ºC B.Jardim/Estações Keiser
- -4,2ºC Urubici/Estações Keiser
- -3,6ºC Vargem Bonita/Estações Keiser
- -2,6ºC Água Doce/Estações Keiser
- -2,3ºC Fraiburgo/Estações Keiser
- -2,2ºC Lebon Régis/DSoares
- -0,9ºC Curitibanos/UFSC/Epagri
Temperatura negativas
O primeiro registro de temperatura negativa em 2021 de Santa Catarina ocorreu durante a madrugada de ontem. Os termômetros de Urupema registraram -2ºC.
Houve registro de geada, de acordo com informações do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).
Uma massa de ar frio e seco de origem polar, típica de outono, também provocaram o amanhecer gelado com mínima de 3°C em Maravilha e 1°C em Ponte Alta do Norte, com ocorrência de geada isolada nas áreas altas dessas regiões.
No Litoral, a temperatura mais baixa foi registrada no Litoral Sul, 10°C em Criciúma. Em Florianópolis, mínima de 13°C no norte da Ilha.
* Com informações da Agência Brasil e Agência São Joaquim
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.