Topo

Esse conteúdo é antigo

Família enfrenta dificuldades para liberar corpos de vítimas de desabamento

Kiara, a filha e o marido ficaram soterrados após desabamento de prédio em Rio das Pedras, zona oeste do Rio - Reprodução/Redes sociais
Kiara, a filha e o marido ficaram soterrados após desabamento de prédio em Rio das Pedras, zona oeste do Rio Imagem: Reprodução/Redes sociais

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

04/06/2021 09h53

Familiares de Natan e Maitê, pai e filha que morreram ontem após o desabamento de um prédio de quatro andares em Rio das Pedras, na zona oeste do Rio, ainda não conseguiram liberar os corpos no IML (Instituto Médico Legal).

De acordo com um primo de Kiara, que foi resgatada com vida e internada no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, houve problemas na liberação do corpo da bebê de 2 anos devido a ausência de documentos.

José Airton disse na manhã de hoje ao UOL que seria possível liberar o corpo de Natan por meio das digitais, mas a família decidiu esperar, já que enfrentam dificuldades para retirar o corpo da menina.

"Não tem sentido agilizar a liberação do Natan, através das digitais, e deixar a filha dele lá. Queremos tirar os dois juntos. A certidão de nascimento da bebê se perdeu no desabamento. Ainda não temos previsão para liberação, mas a assistência social disse que vamos conseguir resolver sem burocracia", afirmou.

Os corpos de Natan e Maitê chegaram ao IML ontem. Os dois foram localizados nos escombros pelo Corpo de Bombeiros e a morte foi constatada no local. Outras quatro pessoas ficaram feridas. Entre elas, Kiara Abreu, esposa de Natan e mãe de Maitê.

Ela foi resgatada seis horas após o desabamento e levada de helicóptero para o Hospital Miguel Couto com ferimentos nos membros inferiores. A Secretaria Municipal de Saúde informou que o estado de saúde dela é grave. No entanto, a equipe médica disse à família que a paciente estava bem.

"Não podemos visitar a Kiara, pois não temos a vacina contra a covid-19, mas os médicos disseram que ela está muito machucada, está em observação, mas está bem. Não temos comunicação com ela, mas acreditamos que vai ficar tudo bem", disse Airton.

Desabamento ocorreu de madrugada

Seis pessoas estavam no prédio que desabou ontem, na Rua das Uvas. Três foram resgatadas logo após o desabamento e encaminhadas para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, com escoriações leves e sem gravidade.

Kiara foi a quarta resgatada. Ainda presa nos escombros pelo quadril, a vítima recebeu oxigênio e soro e conseguiu dizer aos bombeiros que o marido e a filha também estavam soterrados. Ela foi socorrida com ferimentos "intermediários", segundo o Corpo de Bombeiros e segue internada.

Prefeitura do Rio afirmou que a construção era irregular - Reprodução/Internet - Reprodução/Internet
Prefeitura do Rio afirmou que a construção era irregular
Imagem: Reprodução/Internet

Natan e Maitê foram achados pouco depois, sem vida.

De acordo com a Prefeitura do Rio, o prédio onde a família morava era uma construção irregular, assim como inúmeras outras em Rio das Pedras. A região é tomada de imóveis construídos de forma ilegal e sem licença. Ontem, o MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) confirmou que o imóvel era familiar e que o proprietário não tem relação com a milícia que atua na região. A polícia suspeita que o dono do imóvel era o pai de Natan.