Topo

Esse conteúdo é antigo

Cão ajuda a encontrar idoso desaparecido há 5 dias em mata de MG

Idoso foi encontrado desorientado e com sinais de hipotermia - Divulgação/ Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Idoso foi encontrado desorientado e com sinais de hipotermia Imagem: Divulgação/ Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/06/2021 19h59Atualizada em 14/06/2021 19h59

Um idoso de 71 anos foi encontrado após ficar cinco dias perdido em uma área de mata em Braúnas, cidade a 266 km de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Segundo informações da Inter TV, afiliada da TV Globo, José Caetano Sobrinho desapareceu na segunda-feira (7). Três dias depois, os bombeiros foram acionados para ajudarem nas buscas em uma área de mata, que fica próxima à casa do idoso, que teve como grande "herói" um cão farejador do Corpo de Bombeiros.

Com o auxílio dos cães e de drones, a equipe do Corpo de Bombeiros de Governador Valadares e Ipatinga, nos arredores de Braúnas, passaram a fazer buscas na região. No sábado (12) José foi encontrado, depois de cinco dias desaparecido.

De acordo com os bombeiros, o idoso estava consciente, mas desorientado, desidratado e com sinais de hipotermia devido ao longo período em que ficou na mata, debaixo de chuva em diversos momentos.

O herói que deu um desfecho feliz para a operação foi um cão da raça pastor alemão, chamado Bono. O animal de um ano e nove meses encontrou o idoso deitado na mata fechada e, ao localizar o homem, começou a latir, sinalizando a sua localização.

"Nós tivemos êxito em localizar esse senhor, que se apresentava já bastante frágil, com sinais de um início de hipotermia. O emprego do cão foi fundamental para o sucesso dessa missão. Ele localizou esse senhor e ficou latindo próximo da vítima, até que a guarnição chegasse. É uma ferramenta extremamente importante, que facilita muito o nosso trabalho", disse o tenente Wellington Celestino, do Corpo de Bombeiros, em entrevista à afiliada da TV Globo.

Após a localização do idoso, os militares deram água a ele e trocaram a blusa molhada de chuva. José foi encaminhado para atendimento médico e passa bem.