PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

9 de julho é feriado? Entenda se a data foi antecipada em SP

Saiba de 9 de julho será feriado no Estado de São Paulo - Almeida Rocha / Folhapress
Saiba de 9 de julho será feriado no Estado de São Paulo Imagem: Almeida Rocha / Folhapress

Do UOL, em São Paulo

05/07/2021 11h49Atualizada em 06/07/2021 08h03

Na próxima sexta-feira (9), é comemorado o feriado de 9 de julho em todo o estado de São Paulo. A data, que é o único feriado de julho no estado, costuma ser aguardada com ansiedade pelo descanso, mas agora gera dúvidas se foi antecipada ou não pelas medidas tomadas contra a covid-19.

Isso porque no fim de março prefeituras de várias cidades do Brasil —incluindo a capital São Paulo— anunciaram um feriadão de vários dias como uma medida para tentar frear a segunda onda da covid-19 e aumentar os índices de isolamento social.

Entretanto, o feriado de 9 de julho não estava na lista de feriados antecipados na maior parte das cidades, já que é um feriado estadual e quem antecipou os feriados na época foram prefeituras locais, com base em feriados municipais. Por causa disso, a próxima sexta-feira será feriado na maior parte do todo o estado de São Paulo.

Por decreto, a Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, antecipou a folga.

Em 2020, o feriado de 9 de julho havia sido antecipado em todo o território paulista como medida para conter a covid-19 —na época os feriados foram antecipados pelo estado.

A data comemora a Revolução Constitucionalista de 1932, em que forças do estado fizeram um levante contra o então governo federal de Getúlio Vargas.

Afinal, quais feriados foram antecipados em São Paulo?

Os feriados antecipados pelo então prefeito da capital Bruno Covas (PSDB) em março foram os seguintes:

  • Corpus Christi - 3 de junho de 2021
  • Dia da Consciência Negra - 20 de novembro de 2021
  • Fundação de São Paulo - 25 de janeiro de 2022
  • Corpus Christi - 16 de junho de 2022
  • Dia da Consciência Negra - 20 de novembro de 2022

Na época, o prefeito chegou a dizer que debatia a antecipação do feriado de 9 de julho, mas não teve sucesso. O adiantamento dos feriados chegou a ser criticado pelo governador João Doria (PSDB), já que não foi discutido previamente e pressionava outras cidades do estado, como as litorâneas, com a possibilidade de viagem dos paulistanos.

Cotidiano