Topo

Esse conteúdo é antigo

Criminoso na lista de mais procurados da Holanda e Interpol é preso no Rio

Gerel Lusiano Palm foi preso ontem no Rio de Janeiro pela PF. Ele estava nas listas de criminosos mais procurados da Holanda e da Interpol - Polícia Nacional da Holanda/Divulgação
Gerel Lusiano Palm foi preso ontem no Rio de Janeiro pela PF. Ele estava nas listas de criminosos mais procurados da Holanda e da Interpol Imagem: Polícia Nacional da Holanda/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/07/2021 08h42Atualizada em 08/07/2021 11h46

Um dos criminosos mais procurados pela Holanda e pela Interpol foi preso ontem pela Polícia Federal no Rio de Janeiro. Gerel Lusiano Palm, holandês de 38 anos, foi preso na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade.

Palm estava na lista dos 18 mais procurados da Polícia Nacional da Holanda desde março de 2020. Sua última localização, de acordo com as autoridades holandesas, havia sido no Suriname.

Ele foi condenado pelo Tribunal de Oos-Brabant, em 14 de janeiro deste ano, à pena de 20 anos de prisão por tentativa de homicídio doloso e porte ilegal de arma de fogo, e também responde a um processo onde é acusado de um homicídio ocorrido em 2015.

Segundo informações da Polícia Federal, além do histórico de homicídios, o estrangeiro é procurado pelo DEA (Drug Enforcement Administration), órgão de polícia federal do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, por tráfico internacional de drogas e está na lista da Difusão Vermelha da Interpol. A recompensa para quem tivesse pistas sobre o paradeiro do procurado era de 30 mil euros.

O Pedido de prisão preventiva para fins de extradição foi expedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal), na sexta-feira (2), com base nas informações da Difusão Vermelha incluídas pelas autoridades da Holanda.

Palm será encaminhado ao sistema prisional até a extradição definitiva à Holanda.