Topo

Esse conteúdo é antigo

Frio no Brasil: quando as temperaturas voltam a subir?

Do UOL, em São Paulo

30/07/2021 17h14Atualizada em 30/07/2021 20h55

O frio que tomou conta da região sul e parte do centro-oeste e sudeste do Brasil tem data para acabar. Segundo o InMet, a previsão é a de que as baixas temperaturas persistam até o próximo domingo (1), quando o calor começa a voltar gradativamente em diferentes regiões do país.

A brusca queda dos termômetros acontece devido à chegada de uma onda polar na região. Até a passagem da frente fria por completo, diferentes cidades devem ainda enfrentar frio e geadas nos próximos dias.

As áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul vão ver dias consecutivos com temperaturas mínimas negativas entre -6°C e -8°C, podendo pontualmente atingir até -10°C. Os termômetros na região não devem passar dos 12ºC.

Já no sudeste, as temperaturas mínimas se manterão entre -2°C e -4°C na Serra da Mantiqueira. O sul do Mato Grosso do Sul e parte do interior de São Paulo também poderão enfrentar mínimas negativas. No Rio de Janeiro e em São Paulo as temperaturas máximas não devem passar dos 18ºC.

As baixas temperaturas também são registradas em Mato Grosso e Rondônia, com temperaturas mínimas variando entre 10ºC e 14ºC Rondônia e Acre também deverão enfrentar mínimas até 16ºC e no Amazonas os termômetros não ficarão abaixo dos 16ºC.

Até domingo, ainda estão previstas geadas no interior do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, o sul de Mato Grosso do Sul, áreas de interior de São Paulo, incluindo parte do Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais.

Neve foi registrada em mais de 40 municípios gaúchos e catarinenses desde quarta-feira (28). O fenômeno chamou atenção da população, que montou bonecos de neve inusitados pelas ruas das cidades.

Na manhã de hoje, dois voos foram cancelados no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhas (PR), após uma formação de gelo na asa das aeronaves.