PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Conteúdo publicado há
1 mês

SC fica perto de -9ºC, e MG tem mínima recorde; PR e MS enfrentam geadas

Do UOL, em São Paulo

30/07/2021 07h52

O frio continua intenso com a onda polar que atinge o Sul e o Sudeste do Brasil. Hoje foram registrados recordes de frio na cidade de São Paulo, em Minas Gerais e sobrou geada até para o Mato Grosso do Sul.

Santa Catarina voltou a registrar temperatura negativa em dezenas de municípios. Em Urupema, às 7h, os termômetros registraram -8,9ºC. Em Bom Jardim da Serra a temperatura chegou a -8ºC. É o segundo dia seguido que municípios catarinenses registram temperaturas abaixo dos -8ºC.

As informações são do Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). Ontem, 61 municípios catarinenses tiveram mínimas abaixo de zero com formação de geada ampla no estado. A previsão +é de frio intenso até o próximo domingo devido à presença de uma massa polar.

Outras cidades da região Sul do país ficaram perto da marca dos -8ºC. Às 7h, em General Carneiro (PR) os termômetros marcaram -7,3ºC e Vacaria (RS), em -7,1ºC.

No Paraná, outras 25 cidades registraram temperaturas negativas. A menor temperatura foi registrada em Guarapuava, com -3,4ºC e muita geada.

Em Curitiba, os termômetros voltaram a registrar temperaturas negativas. De acordo com Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a capital paranaense registrou -0,6°C e geada. Os parques Jardim Botânico e Barigui amanheceram com os gramados brancos.

Para o fim de semana, a massa de ar frio segue atuando sobre todas as regiões do estado, contudo o frio mais rigoroso compatível com formação de geadas fica restrito para as regiões sudoeste, sul, Campos Gerais, metropolitana de Curitiba, centro e Norte Pioneiro.

Em Minas Gerais, a estação meteorológica de Monte Verde, do Inmet (Instituo Nacional de Meteorologia) registrou hoje a menor temperatura desde sua instalação em dezembro de 2004: o termômetro marcou - 4,5°C. O recorde anterior era de -3,5°C, ocorrido em 5 de agosto de 2011.

Cotidiano