Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuvas deixam 124 municípios de Minas Gerais em situação de emergência

28.dez.2021 - Chuva alaga ruas em Salinas, no Norte de Minas Gerais - Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
28.dez.2021 - Chuva alaga ruas em Salinas, no Norte de Minas Gerais Imagem: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Mariana Durães

Do UOL, em São Paulo

30/12/2021 18h17

As fortes chuvas que têm atingido Minas Gerais causaram mortes, estragos, e deixaram 124 municípios em situação de emergência. O levantamento é do governo do Estado.

No fim da tarde de hoje, o boletim da Defesa Civil do Estado contabilizava 100 cidades nessas condições. O órgão e o governo, no entanto, não informam a lista completa dos locais que decretaram emergência.

Desde a última segunda-feira (27), fortes chuvas atingem cidades no norte de Minas, resultando em ruas alagadas e casas inundadas em Salinas, Porteirinha e Montes Claros. Outras cidades também sofreram estragos.

De acordo com a Defesa Civil, foram seis mortes no Estado, registradas em Uberaba, Coronel Fabriciano, Nova Serrana, Engenheiro Caldas, Pescador, e Montes Claros, além de 50 feridos. Ao todo, 57.782 pessoas foram afetadas pelas chuvas de alguma forma, sendo 2.896 desabrigadas e 11.407 desalojadas. O governo de Minas afirmou que 1,4 mil cidadãos foram realocados para abrigos no Norte de Minas.

Ainda segundo a Defesa Civil, o tempo deve seguir instável em todas as regiões de Minas. Há risco de chuva forte no Triângulo Mineiro, Oeste, Centro e Sul do estado, mantendo um elevado índice de chuvas nos últimos dias de 2021. Já no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha, a instabilidade atmosférica deve enfraquecer e as chuvas diminuírem.