Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva alaga ruas e água invade casas em cidades no norte de MG

Andréia Martins

Do UOL, em São Paulo

28/12/2021 10h16Atualizada em 28/12/2021 15h31

As fortes chuvas que atingiram cidades no norte de Minas Gerais na noite de ontem deixaram ruas alagadas e casas inundadas em Salinas, Porteirinha e Montes Claros. Outras cidades também registraram chuva forte.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, em Salinas durante a noite foram recebidas 67 chamadas para atendimento de pessoas ilhadas e de vistoria em imóveis e áreas com risco de desabamento. O rio Salinas transbordou em alguns pontos, alagando casas e deixando famílias desalojadas.

Nas redes sociais, o prefeito Joaquim Neres (PDT-MG) fez um alerta aos comerciantes que estão na beira do rio e disse que neste momento, o volume das barragens está sob controle.

"Estou aqui próximo ao rio Salinas e quero dizer, em especial aos comerciantes próximos ao rio, para ficar sob alerta. Nossos rios subiram muitos e nossas barragens já estão cheias. Momentaneamente, nossa barragem está sob controle. Ainda temos 89% de vasão na nossa Tulipa (local da represa onde a água desemboca). Quero deixar a população tranquila quanto à barragem nesse momento. Mas peço aos comerciantes para ficaram sob alerta em seus comércios, pois não queremos que ninguém tome prejuízos nesse momento".

Já em Montes Claros, residências ficaram inundadas nos bairros Independência e Renascença. Dois cachorros morreram depois que o muro de uma casa desabou devido à força da água. Também houve chamados para resgatar motoristas que ficaram ilhados nas ruas da cidade.

Apesar do grande número de ocorrências, até o presente momento não há registro de pessoas desalojadas ou desabrigadas.

chuvas em Montes Claros (MG) - Corpo de Bombeiros de Minas Gerais - Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Casas foram invadidas pela água em Montes Claros (MG) após fortes chuvas na cidade
Imagem: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Em Porteirinha, a área central da cidade ficou debaixo d'água. Ontem, a Defesa Civil da cidade já havia alertado para o risco do rio Mosquito transbordar por receber um volume maior de água vindo dos rios Brutiá, Serranópolis e Gamela.

A rua de uma creche ficou inundada, assim como a garagem dos ônibus municipais e escolares e um asilo, que precisou retirar os idosos do local, segundo contou ao UOL o advogado Fabio Silva Nunes, que percorreu a cavalo os pontos mais críticos da cidade e registrou em vídeo imagens da população ilhada em algumas vias. do bairro São Domingos.

"Essa cheia começou hoje. Na sexta teve outra semelhante. Fiz as imagens 11h da manhã e o nível da água tende a subir um metro ainda por que a barragem de Serranópolis recebe um volume maior de água dos rios e ela não suporta. São várias famílias desalojadas e 60 famílias estão em uma creche e outras estão se dirigindo a uma Câmara Municipal da cidade", contou Nunes.

Inmet alertou para chuvas fortes no estado

Ontem, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu cinco alertas válidos para o estado, todos eles referentes a riscos potenciais e perigos de chuvas intensas e tempestades em várias regiões até as 10h de hoje. Para esta terça-feira, segundo o Inmet, a previsão é de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva, às vezes fortes, com trovoadas, no Noroeste, Norte, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Demais regiões devem ter céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura deve variar entre 13º e 34º.

Os índices pluviométricos registrados nos primeiros dias do mês de dezembro já provocaram problemas em alguns municípios mineiros, como Monte Azul, Porteirinha, Serranópolis de Minas e Espinosa. Assim como nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, o volume de chuvas no norte de Minas em dezembro deverá ficar em torno de 40% a 50% acima da média histórica.