Topo

Esse conteúdo é antigo

Blogueiro alemão condenado por negar Holocausto se abriga no Brasil

Blogueiro de extrema direita Nikolai Nerling, em um vídeo gravado no Brasil - Reprodução/Twitter
Blogueiro de extrema direita Nikolai Nerling, em um vídeo gravado no Brasil Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, no Rio

05/02/2022 10h46

Condenado em seu país por negar publicamente a existência do Holocausto, o blogueiro alemão de extrema direita Nikolai Nerling está, desde novembro do ano passado, abrigado no Brasil. Conhecido como "professor do povo", ele vem divulgando em seu site vídeos de passeios por cidades de Santa Catarina.

Pelos relatos iniciais no site, Nerling passaria apenas férias no Brasil, entre os dias 8 e 25 de novembro. A estadia, porém, continua. Ao jornal O Globo, o blogueiro afirmou que teme ser preso caso retorne para a Alemanha.

Nerling foi condenado em dezembro do ano passado a uma multa de 6 mil euros por ter negado a existência do Holocausto a um grupo de estudantes que visitava o Memorial do Campo de Concentração de Dachau.

O blogueiro foi professor de uma escola de ensino fundamental de Berlim entre 2009 e 2018, quando foi demitido após uma reportagem de um jornal local ter mostrado que ele divulgava vídeos de conteúdo neonazista.

No ano passado, a polícia também passou a investigar Nerling por ele ter zombado de um atentado racista ocorrido na cidade de Hanau. Em fevereiro de 2020, nove pessoas de origem migratória foram assassinadas por um radical de extrema direita no município alemão.

O "professor do povo", como se autointitula, teve seu canal no YouTube banido, mas continua ativo em seu site, num canal no Telegram com mais de 30 mil seguidores, no site BitChute (canal popular de extrema direita) e também no Twitter.

Em um dos vídeos que foi retirado do YouTube, Herling questionava o número de vítimas do holocausto e também zombava do livro "O Diário de Anne Frank", que chamou de "produto de fantasia de uma criança".

Nos vídeos divulgados no Brasil, há passeios por diversas cidades de Santa Catarina, como Blumenau e Entre Rios. Em Pomerode, o blogueiro aparece colocando um adesivo para tapar uma pichação contra nazistas feita num ponto de ônibus.

De acordo com o jornal O Globo, o Ministério Público de Berlim confirmou que há vários inquéritos em andamento envolvendo Nerling. O procurador-geral da capital, Stefan Stelner, não confirmou se seria apresentado algum pedido de extradição para que o blogueiro retorne a seu país.