Lula usa Zema como escada para fazer acenos aos eleitores de MG
Lula falava sério quando disse, na reunião ministerial de segunda-feira, que "2026 já começou". Mas quem quiser entender por que Lula desperdiça tempo e munição com o governador mineiro Romeu Zema, carta fora do baralho bolsonarista, precisa atrasar o relógio até outubro de 2022.
No primeiro turno da disputa presidencial, beneficiado por um fenômeno batizado de "Luzema", Lula fez dobradinha com Zema na maioria das cidades de Minas Gerais —66% dos municípios no primeiro turno, 56% no segundo round. Venceu Bolsonaro no estado por um triz: 50,2% a 49,8%. Diferença irrisória: 0,4 ponto percentual.
Ao reclamar dos vetos pontuais que Lula aplicou na lei sobre a renegociação das dívidas estaduais, Zema cuspiu num prato que teve que mendigar para comer. Tenta se mostrar útil ao bolsonarismo, esmolando a posição de vice numa futura chapa presidencial.
Lula sabe que, em politica, a gratidão é o sentimento que envelhece mais rapidamente. Chama Zema de "ingrato" para fazer acenos ao eleitorado de Minas Gerais. Em situação política precária, Zema demora a se dar conta de que ganhou a aparência de uma escada que Lula usa para se exibir como benfeitor do segundo maior colégio eleitoral do país.
29 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Eri Ranilson Petrucio Galindo Brand o
Lula é o pior presidente do mundo. Precisa ser muito sem caráter para apoiar esse farsante !
Eri Ranilson Petrucio Galindo Brand o
90 anos do IBGE e seus servidores indignados com as fraudes cometidas pelo presidente Pochmann amigo do LIXO LULA, para mentir sobre estatísticas enganando mais uma vez o povo brasileiro que nossa economia está pujante. Essa carta aberta foi escrita com muita revolta pois a seriedade desse conceituado instituto era irretocável até Lula vir corromper. Lula não presta, você que votou e defende ele muito menos.
Daiana Priscila Biazoto
Sei que ele venceu Bolsonaro, acredito igual que existe nota de 3,00