Topo

Esse conteúdo é antigo

Assalto a joalheria em shopping de BH provoca correria; veja vídeos

Mariana Durães e Saulo Pereira Guimarães

Do UOL, em São Paulo

07/05/2022 15h00Atualizada em 09/05/2022 20h42

A joalheria Manoel Bernardes do BH Shopping, em Belo Horizonte, foi assaltada no início da tarde de hoje — véspera de Dia das Mães, dia de grande movimento. De acordo com a Polícia Militar, houve disparos de arma de fogo. Não há informações sobre vítimas, e o shopping voltou a funcionar normalmente horas depois.

A ocorrência foi informada à polícia por volta de 13h40. Informações divulgadas pela Polícia Militar à noite dão conta do envolvimento de, pelo menos, nove pessoas no assalto — mas este número ainda pode mudar, porque a ocorrência ainda está em andamento. Pelo menos 13 relógios de luxo foram levados, cujos valores variam de R$ 40 mil a R$ 300 mil.

A Polícia Civil, por sua vez, divulgou nota em que fala de "ao menos sete suspeitos" que levaram 13 relógios Rolex. "Na fuga, eles abandonaram dois veículos, produtos de furto/roubo praticado em São Paulo", diz o comunicado divulgado pelo Twitter.

Um vídeo de uma câmera de segurança (veja abaixo) registrou o momento em que um assaltante armado entra na loja. Ele rende uma funcionária, que se joga no chão com as mãos para o alto. O assaltante passa diante dela com uma arma em uma mão e, na outra, uma mochila.

Lojistas e visitantes do shopping contaram nas redes sociais que as lojas e restaurantes abaixaram as portas, e houve correria no local. Na internet, imagens atribuídas à loja assaltada mostram vitrines estilhaçadas.

Loja Manoel Bernardes é assaltada no BH Shopping; assaltantes quebraram vidros Imagem: Reprodução

Por volta de 14h40, o centro comercial se encontrava cercado por carros do 22º Batalhão da Polícia Militar. Militares da Rotam, Pegasus e Tático Móvel também foram envolvidos na ocorrência. A PUMA (Patrulha Unificada Metropolitana de Apoio) da Polícia Civil apoiou a operação no local.

Até 16h, ainda havia policiais no BH Shopping acompanhando a situação. Diversos vídeos mostram policiais armados com fuzis no interior da unidade. O Bope (Batalhão de Operações Especiais) da PMMG fez uma varredura pelos corredores atrás de dos criminosos.

Clientes relataram dificuldade para deixar o centro de compras. Muitos ficaram trancados em lojas, e a polícia realizava o controle dos que deixavam o local.

A loja da Manoel Bernardes no BH Shopping havia sido reinaugurada no último dia 12 de março. Localizado no 4º piso, o estabelecimento comercializa joias de design próprio, e também vende itens de marcas famosas como Rolex, Bvlgari, Montblanc, Omega, e Cartier.

Ao UOL a joalheria disse nesta segunda-feira (9) que "apesar dos danos materiais que ainda não foram contabilizados, não houve nenhum dano físico ou pessoal, com nenhum integrante da equipe Manoel Bernardes". A nota diz também que a empresa acredita "no trabalho da Polícia e no avanço das investigações".

"Agrademos pela compreensão e pelas manifestações de apoio e solidariedade que estamos recebendo de nossos clientes e amigos", finaliza o posicionamento.

Procurada, a assessoria de imprensa do BH Shopping confirmou o ocorrido e disse que "a polícia foi imediatamente acionada". Também ressaltou que o local já "reestabeleceu suas atividades e está em funcionamento normal, além de estar colaborando com as autoridades de segurança pública".

Cliente se escondeu em cozinha de restaurante

Um jovem que estava em uma academia localizada dentro do BH Shopping, relatou a situação com a qual se deparou a deixar o local e chegar nas proximidades da loja. No andar em que o assalto ocorreu, as lojas estavam fechadas por volta de 13h50 e um grupo estava reunido na porta do estabelecimento, que teve o mostruário revirado e quebrado, e muitos itens roubados.

Quando o clima parecia voltar a normalidade, uma nova movimentação estranha começou e clientes voltaram a se desesperar. Nesse momento, ele se abrigou em um restaurante.

"De repente começa uma gritaria, um tanto de gente correndo, e as lojas fechando as portas de novo. A porta do restaurante estava meio fechando, e eu entrei igual filme. Tinha um tanto de gente debaixo da mesa, desesperado. Os garçons encaminharam a gente para dentro da cozinha, onde ficamos uns 30 minutos, até a polícia começar a liberar as pessoas. Foi um caos", relata André Diniz, de 27 anos.

O Analista de Investimentos conta também que, após a liberação da PM, o shopping "voltou ao normal em um passe de mágica". Segundo ele, muitos voltaram a passear pelos corredores: "foi até engraçado. O shopping pareceu normal".

"Para sair, estava um trânsito muito grande, porque os seguranças encaminhavam para uma saída única. Os arredores do shopping estavam lotados de policias, incluindo um helicóptero", conta: "mas eles não revistaram ninguém, parece que já sabiam que os assaltantes fugiram".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Assalto a joalheria em shopping de BH provoca correria; veja vídeos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano