Topo

Esse conteúdo é antigo

80 anos após acidente, avião americano da 2ª Guerra é achado no RN

Nicolau disse que já avisou a Marinha e as autoridades americanas sobre o achado - Reprodução/TV Globo
Nicolau disse que já avisou a Marinha e as autoridades americanas sobre o achado Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

14/06/2022 11h14Atualizada em 14/06/2022 12h53

Pesquisadores encontraram um pedaço de um avião militar dos Estados Unidos que foi usado na Segunda Guerra Mundial, no litoral do Rio Grande do Norte. A queda do avião, que ia em direção a uma base norte-americana que ficava em Parnamirim, completou 80 anos ontem e foi identificado como um hidroavião bimotor Catalina.

Os destroços foram encontrados pelo mergulhador Paul Bouffis, que estava dando uma aula na região, e repassou a informação da carcaça para o Centro Cultural Trampolim da Vitória, que estuda acontecimentos históricos sobre os americanos no estado potiguar durante o período da Segunda Guerra Mundial. Em entrevista à TV Globo, o curador Fred Nicolau disse que, a princípio, não sabia que o avião era da guerra.

O curador contou que a existência do avião era até conhecida, mas não achada, e por isso a descoberta do mergulhador foi bem-vinda.

"Ele disse que tinha achado um 'treco' lá, mas não era um avião. Daí ele me mandou as fotos, olhei e, de fato, é uma 'sucata'. Não parece nada".

Para apurar o modelo do avião, ele procurou mais informações e chegou à conclusão que era o hidroavião bimotor Catalina, usado pelos norte-americanos no período.

"Comecei a procurar as coisas que eu tinha e achei um pedaço daquela sucata, que parecia uma peça muito característica de um avião chamado Catalina. Fui ver outras fotos do avião e tive certeza".

Avião era um bimotor Catalina, usado pelos norte-americanos no período da guerra - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Avião era um bimotor Catalina, usado pelos norte-americanos no período da guerra
Imagem: Reprodução/TV Globo

Nicolau mostrou relatórios da época, que apontavam as causas da queda do avião. "As condições não eram desejáveis, tava chovendo, era de noite, não tinha lua, teto baixo e visibilidade chegando a zero".

No acidente aéreo, havia 10 pessoas no avião, mas apenas três sobreviveram. Esses que sobreviveram foram resgatados por pescadores brasileiros, que receberam homenagens pelo feito posteriormente. De acordo com o curador, um amigo americano achou um recorte de jornal na internet, confirmando o desaparecimento de um dos homens do voo.

Segundo Nicolau, há outros destroços pela costa. "A gente sabia que existia esse avião, assim como sabemos que caíram outros 10 aqui na costa entre a guerra e o pós-guerra. Os caras que já acharam esses aviões mantêm isso como um segredo. Eu tentei muito achar os outros aviões".

Nicolau disse que já avisou a Marinha e as autoridades americanas sobre o achado, e opinou que o "certo" seria deixar a carcaça por lá.