Topo

Esse conteúdo é antigo

Convite-manual de festa explica regras que vão de comida a que drogas levar

Convite com "manual de instruções" exibindo regras para aniversário gerou debate e muitos comentários nas redes sociais - Reprodução/Twitter
Convite com "manual de instruções" exibindo regras para aniversário gerou debate e muitos comentários nas redes sociais Imagem: Reprodução/Twitter

Marcela Schiavon

Colaboração para UOL

26/07/2022 04h00

João Sávio, 25, estudante de design, resolveu comemorar o aniversário com uma festa em casa, mas, com o histórico de comemorações conturbadas, ele decidiu criar um manual com regras do que levar, fazer ou não fazer. As recomendações, um tanto fora do comum, acabaram fazendo sucesso nas redes sociais — entre elas, quais drogas poderiam ser ou não levadas ao local, "não quebrar a porta do meu freezer" e que salgadinhos priorizar na hora de comer.

"Sempre que vou organizar algum rolê, crio um grupo no WhatsApp com meus amigos e tento explicar tudo certinho pra ninguém ficar com dúvida", diz João. A mãe dele convenceu o pai para que ambos viajassem no dia da comemoração, já que eles preferem silêncio e a festa do estudante estaria cheia.

O evento foi realizado sem grandes problemas, no último sábado (23), em Goiânia (GO). Mas o sucesso veio no dia seguinte, após a namorada de um dos convidados publicar a lista nas redes sociais — o conteúdo já teve cerca de 140 mil curtidas.

O jovem conta que, em uma outra festa, vasos de planta foram usados como cinzeiro, houve excesso de bebida, um convidado arrancou a porta do freezer e outro tentou subir no telhado. Daí a preocupação para a "nova edição" da festa, para cerca de 60 convidados.

João garante que algumas das regras eram de brincadeira: "a parte das drogas foi puro meme, nenhum amigo nunca chegou com droga pesada tipo.

Aniversariante - Acervo Pessoal - Acervo Pessoal
Os pais de João não gostam de barulho e de muita gente, mas ele estava sozinho em casa no dia da festa
Imagem: Acervo Pessoal

crack na minha casa", afirmaOs comentários vão desde "600 salgadinhos? Tá louco só pode né? Nem em aniversário de criança que geralmente não se come nada isso não daria, ainda mais pra um bando de adultos. E um bolo simples?" até "As regras são basicamente 'favor não demolir o meu imóvel' e tem gente achando a pessoa chata".

Os amigos de João ajudaram com a criação do manual, porque todos se conhecem e sabem o que cada convidado poderia fazer. Ele ainda acrescentou duas bem importantes que ficaram de fora da imagem popularizada: "convidado não convida" e "não vá se estiver com sintomas de covid-19":

"Acabou virando uma normalidade entre meu grupo de amigos, eles sempre ficam rindo das regras" - Acervo pessoal - Acervo pessoal
"Acabou virando uma normalidade entre meu grupo de amigos, eles sempre ficam rindo das regras"
Imagem: Acervo pessoal

A cantora Anitta também criou uma lista de regras para o seu aniversário, em abril desse ano, embora João não conhecesse a lista. "Ir embora sem sexo" estava como uma das obrigatoriedades do evento da artista.