Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre turista americano baleado dentro de casa durante tiroteio no RJ

Ferido no pescoço por bala perdida, o americano Trey Barber morreu hoje em um hospital do Rio de Janeiro - Reprodução/LinkedIn
Ferido no pescoço por bala perdida, o americano Trey Barber morreu hoje em um hospital do Rio de Janeiro Imagem: Reprodução/LinkedIn

Colaboração para o UOL

12/08/2022 15h55

Morreu hoje o turista norte-americano Trey Barber, 28, atingido por uma bala perdida no apartamento de uma amiga em que estava hospedado, no Rio de Janeiro. Ele foi baleado na nuca, dentro do imóvel, no bairro Cascadura, zona norte da cidade, ao se levantar para pegar o controle remoto da televisão. Na hora, ocorria um tiroteio no Morro do Fubá.

A tragédia ocorreu na terça-feira (9) e ele foi socorrido e levado ao Hospital Salgado Filho, no Méier, onde passou por uma cirurgia e depois mantido respirando com a ajuda de aparelhos. Ontem, ele havia sido transferido para um hospital particular na zona sul da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. O Hospital Samaritano de Botafogo, para onde o americano foi levado, confirmou o óbito.

Barber lecionava Português em Los Angeles (EUA), onde morava, e estava de férias na casa da amiga desde julho. Ele é pesquisador graduado pela UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), onde trabalhava como professor assistente.

Além do turista, identificado inicialmente como Joseph Trey Thomas, outras duas pessoas também ficaram feridas durante esse tiroteio e um homem foi encontrado já morto, no meio da rua. As duas pessoas feridas estavam dentro de um ônibus da linha 383 que passava pela região do Campinho durante o tiroteio. Elas também foram inicialmente levadas ao Hospital Salgado Filho.

O tiroteio começou por volta das 17h30 da terça-feira, horário de muito movimento nas ruas da zona norte, por conta da volta dos moradores do trabalho. A guerra na região do Campinho, segundo moradores, envolve traficantes e milicianos, que têm disputado o comando da região já há algumas semanas.

O UOL entrou em contato com a Polícia Civil do Rio de Janeiro para questionar o órgão se há inquérito aberto para apurar a morte do turista e se há alguma ação oficial sendo feita nessa região para minimizar os efeitos dessa disputa.

Em nota, o órgão informou que a investigação está em andamento na DEAT (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo). "Diligências seguem para esclarecer a origem do disparo que atingiu a vítima e identificar a autoria do crime", diz a polícia.

O UOL tenta contato também com a Embaixada dos EUA no Brasil para perguntar sobre as ações consulares necessárias para trasladar o corpo do turista de volta ao seu país de origem, mas o órgão diplomático não respondeu até o momento.