Topo

Qual o verdadeiro dia de Nossa Senhora Aparecida? Quando imagem foi achada?

12.out.2021 - Celebração a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, na Basílica de Aparecida (SP) - Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo
12.out.2021 - Celebração a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, na Basílica de Aparecida (SP) Imagem: Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo

Felipe Oliveira

Colaboração para o UOL

12/10/2022 04h00

O dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, é comemorado em 12 de outubro. O feriado destinado aos católicos foi instituído em junho de 1980 e, desde então, a data é celebrada em todo o país. Engana-se, porém, quem pensa que a data se refere exatamente ao dia em que a imagem da santa apareceu para pescadores no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo.

A data de 12 de outubro foi estipulada durante a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), realizada em 1953.

Os relatos históricos não são precisos quanto ao dia em que a imagem foi encontrada no rio. O que se sabe é que ela apareceu para os pescadores na segunda quinzena de outubro de 1717, ou seja, não poderia ter sido encontrada no dia 12.

A imagem da santa foi resgatada por pescadores encarregados de conseguir peixes para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá ofereceria a dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar.

Na época, ele era governador da província de São Paulo e Minas Gerais e visitava a região, entre 17 e 30 de outubro de 1717.

Qual seria o motivo, então, para que 12 de outubro fosse marcado como o dia da padroeira do Brasil?

Historiadores acreditam que o dia foi escolhido por ter outros significados simbólicos. Foi no dia 12 de outubro de 1492, por exemplo, que Cristóvão Colombo chegou ao continente americano e, no mesmo dia, em 1822, d. Pedro 1º foi aclamado imperador do Brasil.

O primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida

Segundo a fé católica, o primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida teria sido realizado no mesmo dia em que foi encontrada.

Os pescadores que a encontraram não achavam peixes para o banquete ao governador e, depois que pegaram a imagem da santa, a pescaria se tornou um sucesso.

Hoje, muitos brasileiros têm uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em suas casas, como sinal de fé. Para os cristãos, Maria é um modelo e suas virtudes devem ser imitadas pelos fiéis.

A crença é que fazer pedidos, orações e agradecimentos diante da imagem proporciona proximidade maior com Deus.

Além disso, cristãos brasileiros se veem representados pela imagem, já que a maioria da população do país é preta ou parda.

Os pesquisadores, no entanto, acreditam que a imagem não era negra originalmente. Ela teria ficado com essa coloração devido ao tempo em que ficou submersa na água.

A imagem original está localizada na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo. A imagem é feita em terracota, tem 36 centímetros de altura e pesa cerca de 2,5 quilos.