O que significa ganhar título de cidadão brasileiro, como Lewis Hamilton?
Desde segunda-feira (7), o britânico Lewis Hamilton já pode ser chamado de cidadão brasileiro. O título foi recebido por ele mesmo, na Câmara dos Deputados, cercado de parlamentares que o cumprimentaram pelos seus feitos que exaltam o Brasil.
O título de cidadão veio após reconhecimento dos deputados pelo gesto feito por Hamilton ao ganhar o Grande Prêmio do Brasil em novembro de 2021, em Interlagos (SP), quando o piloto deu uma volta no circuito com a bandeira brasileira, o que foi inspirado no que Ayrton Senna costumava fazer ao vencer suas corridas.
Esse ato foi lembrado pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) para propôs o título de cidadão brasileiro a Hamilton, o que foi aprovado em junho pelos deputados.
Mas o que significa esse título?
O título que Lewis recebeu, de fato, é uma honraria. O título de cidadão honorário simbolicamente indica que Hamilton agora é visto pelo país não somente como um estrangeiro, mas também como alguém de grande estima, um conterrâneo ou um irmão dos brasileiros.
Hamilton agora é um cidadão do Brasil, mesmo sem ter nascido ou mesmo morado no país. Parte do que o britânico falou em seu discurso na Câmara foi nesse sentido: "Agora, posso finalmente dizer que sou um de vocês", afirmou.
Porém, vale ressaltar que é um cidadão honorário, ou seja, que recebe honras, mas sem obrigações.
Não é como se Hamilton tivesse direitos ou deveres no Brasil. Ele é considerado um cidadão, mas não é de fato.
Mesmo não sendo um cidadão civil, ser um cidadão honorário não é para qualquer um. Para receber esse título, é preciso que a pessoa tenha realizado algum ato relevante de interesse e agrado nacional, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais.
O título de cidadão honorário também difere do título de cidadão benemérito, que é concedido a pessoas nascidas em um determinado estado ou país onde o título é concedido.
Quem também possui um título semelhante ao de Hamilton é Luiz Inácio Lula da Silva, que tornou-se cidadão honorário de Paris em outubro de 2019, por seu "engajamento na redução das desigualdades sociais e econômicas no Brasil" e também por sua política "contra as discriminações raciais", segundo comunicado da prefeitura da capital francesa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.