Ciclone no Sul: Inmet declara alerta vermelho, de alto perigo, em SC e RS
Do UOL, em São Paulo
12/07/2023 21h36Atualizada em 12/07/2023 22h17
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aumentou o nível de alerta, de laranja para vermelho, para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, indicando status de "muito perigo".
O que aconteceu:
Os alertas são para vendaval e tempestade, com previsão de ventos perto de 100 km/h. Há a notificação laranja, de perigo, para tempestade em outras áreas dos dois estados e também no Paraná.
"Entre sexta e sábado, esses ventos vão perder a intensidade, mas ainda serão muito fortes no litoral do Paraná, São Paulo e Santa Catarina", alertou Márcia Seabra, meteorologista e coordenadora-geral do Inmet.
A Defesa Civil do RS avisou para "instabilidades avançando para a faixa Leste, parte da Campanha, Serra, Vales e Sul gaúcho com risco de temporais isolados", além de "chuva forte, descargas elétricas, ventos de até 100 km/h e eventual queda de granizo".
Projeção do Windy mostra chegada de ciclone na região Sul
Em caso de perigo, a Defesa pede que os cidadãos liguem para o 190 ou 193. "Se está em local seguro, permaneça. Se está em local de risco, procure as prefeituras sobre abrigos", avisou o coronel Marcus Gonçalves Oliveira, subchefe da instituição.
Gabriel Souza, governador em exercício no RS, determinou que as aulas da rede estadual sejam suspensas amanhã devido aos alertas de perigo.
Já a Defesa Civil de Santa Catarina previu frente fria e chuva intensa do "meio oeste ao litoral, podendo vir na forma de temporais" com potencial para se tornarem "severos", com raios, rajadas de ventos e granizo.
A corporação também avisou para baixas temperaturas no estado amanhã, com variação entre 8º e 11°C no Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planaltos e entre 6°C e 9°C nas áreas litorâneas, no Baixo e no Médio Vale do Itajaí".
"Os ventos causados por um ciclone extratropical deixam a sensação térmica ainda mais baixa", diz o aviso.
O que é um ciclone extratropical?
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), um ciclone é um sistema que tem baixa pressão atmosférica em seu centro, com os ventos soprando para dentro. No Hemisfério Sul, o vento gira no sentido horário.
Um ciclone extratropical é encontrado nas médias e altas latitudes e está associado a frentes frias. Sua formação é comum no Oceano Atlântico, principalmente perto do polo sul. O formato em espiral, em que o centro tem baixa temperatura, favorece a formação de chuvas e ventos fortes.
Quanto mais perto da costa um ciclone é formado, maiores são os efeitos sentidos pelas pessoas no continente. Os ciclones extratropicais que afetam o Brasil se formam principalmente na região entre o Rio Grande do Sul, a Argentina e o Uruguai.