Por que só um estado brasileiro não foi afetado pelo apagão nacional?

Quedas de energia nas cinco regiões do Brasil foram registradas na manhã de hoje. Cidades de 25 estados mais o Distrito Federal foram afetadas, e apenas em Roraima não houve registro de apagão.

Roraima é o único estado brasileiro ainda desconectado do SIN (Sistema Interligado Nacional), responsável pela produção e transmissão de energia elétrica. Atualmente, segundo informações do governo federal, os moradores de Boa Vista e de cidades próximas contam basicamente com usinas termelétricas movidas a óleo diesel, gás natural, biomassa e uma pequena central hidrelétrica.

Lula autorizou obras para ligar Roraima ao sistema elétrico

Ligação ao sistema nacional. Coincidentemente, no início deste mês, o presidente Lula (PT) assinou uma ordem de serviço que autoriza o início das obras que vão finalmente conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional. Ao todo, serão investidos R$ 2,6 bilhões no projeto, que vai substituir usinas termelétricas e "garantir energia confiável, limpa e renovável".

O decreto também amplia a possibilidade de intercâmbio de energia elétrica com países vizinhos. "O decreto vai permitir realizar contratos para a trazer energia limpa e renovável da Venezuela, da usina de Guri, que volta a ter um papel importante para garantir energia barata e sustentável para Roraima e para o Brasil", destacou o ministro Alexandre Silveira em nota divulgada pelo governo federal.

De 2001 a 2019, o estado de Roraima foi abastecido com a energia elétrica via Linhão de Guri, que ligava Boa Vista ao complexo hidrelétrico de Guri, em Puerto Ordaz. Após uma série de apagões no país vizinho, em 2019, o fornecimento foi interrompido e, desde então, Roraima é dependente de energia de termelétricas.

Agora, a expectativa do governo é beneficiar até 500 mil famílias até 2026 com a nova fase do Luz para Todos.

O que aconteceu:

Relatos de falta de energia iniciaram por volta das 8h30. Dados em tempo real do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostraram uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44, com tendência de estabilidade a partir de 9h. Já houve normalização completa nos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Em nota, o ONS confirmou: "uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados". A causa da queda é apurada.

Continua após a publicidade

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
ONS, em nota

O Ministério de Minas e Energia informou que "está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível", além de ter criado "uma sala de situação" para acompanhar o caso e determinou a apuração do incidente.

*Com informações da Agência Brasil

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.