Ponto facultativo em SP: assinado decreto devido greve do Metrô amanhã (3)
Do UOL, em São Paulo
02/10/2023 15h24Atualizada em 02/10/2023 19h34
O governo estadual decretou ponto facultativo em SP amanhã (3) em todos os serviços públicos estaduais na capital, em razão da greve no Metrô, CPTM e Sabesp nesta terça.
A prefeitura, por sua vez, suspendeu o rodízio de veículos em São Paulo amanhã por conta da possível paralisação. Veículos com placas final 3 e 4 poderão circular por todo o dia na capital.
O que vai funcionar
Restaurantes e postos móveis do Bom Prato continuarão operando, assim como os serviços de segurança pública.
O governo estadual alega que a medida visa minimizar os impactos sobre a população, garantindo a remarcação de consultas, exames e outros serviços previamente agendados.
Isso inclui a possibilidade de reagendar consultas em AMEs e unidades de saúde estaduais na capital, bem como nos postos do Poupatempo.
A reposição e reagendamento de aulas e provas na rede estadual também estão previstas.
Anúncio da greve
Os trabalhadores do Metrô, CPTM e Sabesp confirmaram a greve em assembleia realizada hoje, às 18h30.
Os metroviários, ferroviários e funcionários da Sabesp organizaram a greve conjunta contra o plano de privatizações de linhas metroferroviárias e da estatal de saneamento, uma das principais promessas de campanha do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O governo classifica a mobilização como "política" e afirma que seu objetivo é promover a participação da sociedade e evitar a degradação dos serviços públicos.
Em contrapartida, os sindicatos consideram a ação do governo como um "ataque ao direito constitucional de greve" e prometem recorrer da decisão judicial que determinou a operação de 100% do metrô e da CPTM em horários de pico.