200 mil imóveis continuam sem luz na Grande SP; Enel diz normalizar hoje
Do UOL, em São Paulo
07/11/2023 08h18Atualizada em 07/11/2023 15h33
Cerca de 200 mil imóveis continuam sem energia elétrica na região da Grande São Paulo após mais de 95 horas do temporal que atingiu todo o estado.
O que aconteceu
A Enel diz que o fornecimento de energia elétrica foi normalizado para mais 90% dos clientes afetados. Na sexta-feira (3), foram registrados ventos de mais de 100 km/h, o que derrubou árvores e prejudicou a fiação elétrica.
A previsão da Enel, responsável pela distribuição de energia, é normalizar o fornecimento "para quase a totalidade dos clientes" até terça-feira (7). Segundo a empresa, 2,1 milhões de imóveis foram afetados na Grande São Paulo. Desse total, 1,9 milhão tiveram a distribuição normalizada.
A empresa diz que o vendaval que atingiu a região "foi o mais forte dos últimos anos e provocou danos severos na rede de distribuição" e disse que os profissionais trabalham 24 horas para agilizar os atendimentos.
As rajadas de vento foram as maiores já registradas pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo desde 1995, quando os dados começaram a ser computados.
Oito pessoas morreram em decorrência da chuva no estado. As mortes foram registradas em São Paulo, Ilhabela, Osasco, Santo André, Suzano, Ibiúna e Limeira.