Fortes chuvas inundam estádio de futebol em Rio do Sul (SC)
Mariana Zancanelli
Do UOL, em São Paulo
17/11/2023 20h00Atualizada em 17/11/2023 20h00
O Estádio Municipal Alfredo João Krieck, em Rio do Sul (SC), foi tomado pela água da chuva na quinta-feira. Nas últimas 48 horas, o acumulado na cidade chegou a 191,9 mm.
O que aconteceu
O gramado e parte da arquibancada estão inundados. O espaço fica no bairro Canoas e pertence ao Santa Catarina Clube, time vencedor da série C do Campeonato Catarinense em 2022.
Essa foi a quinta enchente do local em menos de um mês, segundo pronunciamento do time em rede social. "Foram dias de muita limpeza e trabalho, e agora fomos novamente surpreendidos pelas águas", lamentou o clube.
O estádio fica muito próximo à margem do Rio Itajaí-Açu, classificado como situação de emergência pela Defesa Civil. Na madrugada de quarta para quinta-feira, o nível da água estava em cerca de 5,8 metros. No final da tarde de hoje, o nível subiu para 12,5 metros.
Grande parte da cidade foi tomada pela enchente, e alguns moradores precisaram ser resgatados de suas casas pelos bombeiros, como mostram publicações nas redes sociais.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a região está com alerta de grande perigo para tempestades. As recomendações são para desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos e evitar permanecer ao ar livre.