Vídeo mostra avião caindo antes de acidente em Jaboticabal (SP)
Simone Machado
Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)
28/12/2023 12h09Atualizada em 28/12/2023 13h00
Imagens de uma câmera de segurança de uma casa mostram o momento em que um avião monomotor caiu em uma praça no bairro Jardim Universitário, em Jaboticabal, interior de São Paulo, na manhã de sábado (23). Cinco pessoas morreram no acidente.
O que aconteceu:
Nas imagens é possível ver o monomotor caindo de bico e em alta velocidade antes de atingir o solo. Depois é possível ver uma coluna de fumaça subindo no ar.
O vídeo foi entregue ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Ele deve ajudar na investigação da causa do acidente. O caso também foi registrado na Polícia Civil de Jaboticabal e é investigado como morte acidental.
A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes
Cenipa
Entenda o caso
A aeronave partiu de Fernandópolis, interior paulista, para Monte Alto, uma distância de pouco mais de 200 quilômetros. A queda ocorreu em Jaboticabal, a cerca de vinte quilômetros do destino planejado, por volta das 9h de sábado (23). Com a queda, a aeronave explodiu e pegou fogo.
Uma das vítimas é o empresário Delcides Menezes Tiago, 65. Conhecido como "Tiago da ótica", por ser dono de uma rede de óticas com lojas em Monte Alto (SP) e Araraquara (SP), era ele quem pilotava a aeronave. O empresário morava em Monte Alto e teria ido a Fernandópolis buscar familiares.
Criança também morreu. As demais vítimas são Edson Silva Teles, 42, e Renata Nogueira, 39, o filho deles de quatro anos e a sobrinha de dezessete. O casal era sogro do piloto, pais da segunda mulher dele.
O avião é um monomotor modelo RV-10. Esse tipo de modelo tem capacidade para quatro pessoas, mas transportava cinco. Chovia no momento da queda.