SP deixa estado de atenção; cidade chegou a ter 19 pontos de alagamento
Do UOL, em São Paulo
12/01/2024 15h26Atualizada em 12/01/2024 22h35
São Paulo voltou a registrar chuvas fortes nesta sexta-feira (12). A cidade passou parte da tarde e da noite sob estado de atenção.
O que aconteceu
Estado de atenção para alagamentos terminou às 21h25. A primeira atualização foi feita às 15h18 pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura, e o alerta também foi feito pela Defesa Civil municipal.
Relacionadas
Ainda havia quatro pontos de alagamento ativos às 22h20. Foram indicados dois pontos transitáveis e outros dois intransitáveis, todos no centro da cidade. Ao longo do dia, a cidade chegou a registrar 19 zonas alagadas.
Houve pelo menos 35 chamados de queda de árvores. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados ainda oito chamados para pontos de alagamentos até às 21h46 desta sexta-feira.
Atenção deve ser redobrada em áreas de encosta. O solo já encharcado dos dias anteriores aumenta o risco de deslizamentos de terra.
Passagem de frente fria causou tempestades consecutivas na capital paulista. Na terça-feira (9), um homem de 62 anos morreu eletrocutado após a queda de um fio energizado em Moema, na zona sul. Na quarta-feira (10), a região central paulistana sofreu com uma noite de alagamentos e transtornos em série.
Chuva continua no fim de semana
Na cidade de São Paulo, o sábado será instável, com possibilidade de chuva à tarde. Há potencial para formação de alagamentos e transbordamento de rios e córregos, de acordo com o CGE.
No domingo, a frente fria avança em direção ao Rio de Janeiro. "A chuva diminui, mas o tempo permanece instável e chuvoso na madrugada e melhorando no decorrer do dia", informou o CGE.
*Com informações da Agência Estado