Morte de motorista: o que fazer se veículo for atingido por fio elétrico
Durante tempestade com raios ou quedas de fios de energia, a recomendação é que as pessoas sempre busquem um lugar seguro para se proteger. Mas será que o carro é um lugar seguro ou é melhor sair de dentro do veículo e buscar abrigo em um imóvel?
Na tarde de ontem, um motorista morreu ao abrir a porta do carro e tentar sair após o automóvel ser atingido por um cabo energizado na rua Pedro de Toledo, em Moema, Zona Sul de São Paulo.
O cabo da rede elétrica se rompeu e atingiu o veículo onde estava o homem com a esposa. A mulher, de 60 anos, permaneceu dentro do automóvel e não se feriu.
Segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, quando se está em um veículo e ele é atingido por uma corrente elétrica, o recomendado é permanecer nele.
Para se manter em segurança no interior do automóvel é necessário que os vidros fiquem fechados e os ocupantes não entrem em contato com as partes metálicas do veículo, como a porta, por exemplo.
A orientação das autoridades encontra explicação na física: trata-se do princípio da blindagem eletrostática - cuja aplicação é chamada de Gaiola de Faraday. Ela faz com que o próprio veículo funcione como um isolante, protegendo quem está dentro dele.
O que é e como funciona a Gaiola de Faraday?
- É um recipiente feito de material condutor, usado para blindar o seu interior de interferências eletromagnéticas
- Seu nome é uma homenagem ao cientista britânico Michael Faraday, que desenvolveu a gaiola
- A gaiola distribui as cargas elétricas na superfície condutora
- Com a distribuição da carga na parte externa da gaiola, o campo elétrico em seu interior torna-se nulo
- Assim, qualquer ser vivo ou objeto em seu interior fica isolado de campos elétricos externos
Sendo assim, o carro funciona como a gaiola, a eletricidade do raio ou de redes elétricas se espalha por toda sua carroceria metálica e não atinge motorista e passageiros.
Também não é recomendável sair logo em seguida, pois o veículo fica energizado. Recomenda-se que espere o Corpo de Bombeiros chegar e orientar o momento de deixar o carro.
Com informações reportagens 7/1/2021 e 24/1/2023
Deixe seu comentário