Topo

São Paulo registra alagamentos e quedas de árvores após forte chuva

Várias áreas da cidade de São Paulo entraram em estado de atenção por conta das chuvas Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Do UOL, em Brasília

27/01/2024 15h45

A cidade de São Paulo deixou o estado de atenção para alagamentos após pancada de chuva na tarde deste sábado (27), segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.

O que aconteceu

Cidade registrou cinco pontos de alagamento. O único ponto intransitável da cidade foi registrado na avenida Itaquera, na zona leste. O alagamento tomou a via nos dois sentidos, na altura da rua Campinas do Piauí, informou o CGE.

Relacionadas

Houve 26 chamados para queda de árvores até às 18h, informa o Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, ainda foram realizados dois chamados para alagamentos e enchentes. Não há registro de vítimas até o momento.

Mais cedo, cinco zonas e marginais entraram estado de atenção. Até às 15h27, o estado de atenção abrangia as zonas oeste, sudeste, centro, norte e leste da cidade, além das marginais Tietê e Pinheiros. O alerta foi retirado às 16h25.

As chuvas previstas têm intensidade moderada e forte em alguns momentos, aumentando o potencial para alagamentos. Áreas de instabilidade que se formaram nas proximidades da região de Mairiporã e Atibaia se deslocaram em direção para a capital paulista.

Para os próximos dias, as precipitações começam a diminuir, mas ainda são previstas chuvas moderadas, eventualmente fortes em alguns momentos.

As temperaturas podem subir gradativamente na próxima semana. Entre os motivos, estão: diminuição da nebulosidade, mudança na direção dos ventos e presença mais constante do sol no decorrer dos dias.

No domingo, a previsão é de sol entre nuvens, com temperatura mínima de 18°C e máxima de 27°C, com taxas de umidade do ar entre 55% e 95%. Entre a tarde e o início da noite, podem ter pancadas isoladas de chuva de moderada a forte intensidade.

O CGE alerta para o potencial de formação de alagamentos e elevação das cotas dos rios e córregos da região metropolitana de São Paulo e da capital. O solo que ainda se encontra encharcado, mantém o risco de deslizamentos de terra.

Já a segunda-feira (29) deve começar com uma madrugada de céu nublado, termômetros na faixa dos 18°C e vento do quadrante norte que persiste no decorrer do dia. A máxima pode chegar aos 29°C com índices mínimos de umidade do ar na casa dos 45%.

No período da tarde são esperadas pancadas isoladas de chuva, porém com baixo potencial para a formação de alagamentos.

O CGE divulgou medidas simples que podem amenizar os efeitos dos alagamentos, como:

  • Evite transitar em ruas alagadas
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
  • Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
  • Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
  • Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
  • Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

São Paulo registra alagamentos e quedas de árvores após forte chuva - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano