Topo

Não tire o guarda-chuva da bolsa: o que esperar do tempo em fevereiro?

Céu escuro antes de chuva forte em São Paulo Imagem: JULIO ZERBATTO - 3.nov.23/MYPHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

31/01/2024 09h33

Fevereiro será marcado pelas chuvas em altas temperaturas em quase todas as regiões do Brasil.

Como será fevereiro

Previsão indica chuva dentro ou ligeiramente acima da média em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, além de partes do Pará, Amapá, Tocantins e Paraná. Já o restante da região Norte, a região Sul e os estados de Mato Grosso e Goiás têm tendência de chuva abaixo da média, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil).

As temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o país, com valores acima de 25ºC. Mas em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, a temperatura média pode chegar a 30ºC.

Granizo e rajadas de vento

A partir de hoje (31), fortes temporais devem atingir o Rio e parte de Minas Gerais (sul, oeste, Zona da Mata e Triângulo Mineiro) e de São Paulo (norte, leste, Alto Paranapanema e Vale do Ribeira). A previsão de chuva persiste até, pelo menos, a próxima sexta-feira (2).

As tardes e as noites podem registrar chuva intensa em um curto intervalo de tempo, raios, rajadas de vento e queda de granizo. As instabilidades atmosféricas podem levar à formação de nuvens carregadas, propícias para tempestades —algumas delas severas.

Essas condições meteorológicas podem resultar em alagamentos, quedas de árvores e interrupções temporárias no fornecimento de energia.

Pedestres enfrentam chuva em São, em janeiro Imagem: BRUNO ESCOLASTICO/ESTADÃO CONTEÚDO

Previsão do tempo até o dia 5

Região Norte

São previstas pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas, com valores maiores que 50 milímetros em praticamente toda a região, mas principalmente em áreas do Pará, Amazonas, sul de Roraima, Acre, Rondônia, Amapá e Tocantins, até o dia 5. No centro-norte de Roraima, não há previsão de chuvas.

Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas.

Região Nordeste

Previsão é de chuvas intensas que devem atingir, principalmente, áreas do Maranhão e oeste do Piauí. Em regiões do centro-sul do Piauí, oeste e sul da Bahia, o volume de chuvas pode superar os 20 mm.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste

Até o dia 5, são previstas pancadas de chuvas localmente fortes, com volumes maiores que 60 milímetros. Há previsão de raios, rajadas de ventos e trovoadas, principalmente em áreas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e leste de São Paulo.

Nas demais áreas, há previsão de chuvas com menos volume. No Mato Grosso do Sul, a previsão é de pouca chuva.

Região Sul

Chuvas isoladas em áreas do leste do Paraná e Santa Catarina no decorrer da semana, podendo superar os 20 milímetros. No interior da região, há previsão de pouca chuva. No sudoeste do Rio Grande do Sul, não há previsão de chuvas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Não tire o guarda-chuva da bolsa: o que esperar do tempo em fevereiro? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano