Travessia em menos de dois minutos: como será o novo túnel Santos-Guarujá
Colaboração para o UOL*
05/02/2024 04h00
O presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fecharam nesta semana o acordo para a construção do túnel Santos-Guarujá, no litoral paulista.
A obra é uma promessa antiga de diferentes governos. Atualmente, a ligação entre as duas cidades é feita pela rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP-055), com 43 km de extensão, e pelas balsas das Travessias Litorâneas da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), que levam em média 18 minutos para concluir a travessia.
Como será o túnel entre Santos e Guarujá?
Nova ligação entre cidades. O túnel submerso fará a ligação entre o cais de Outeirinhos, no bairro do Macuco, em Santos, e o Linhão da Codesp, no bairro de Vicente de Carvalho, no Guarujá.
Obra terá 860 m de extensão e será construída a 21 m de profundidade. O túnel vai ter três faixas em cada sentido e uma área de circulação para pedestres e ciclistas. Há também a previsão de inclusão de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
O objetivo principal da obra é melhorar o fluxo de carros, pedestres e cargas entre as duas cidades do litoral. Procurada pelo UOL, a Autoridade Portuária de Santos, empresa pública responsável pela gestão do Porto de Santos, informou que, atualmente, 78 mil pessoas transitam entre Santos e Guarujá diariamente.
Com o túnel, a travessia entre as duas cidades passará a ser feita em 1 minuto e 42 segundos, segundo projeção da Autoridade Portuária de Santos. Em comparação, a travessia Santos-Guarujá via estrada dura 60 minutos e via balsa de 18 a 60 minutos.
Túnel permitirá a integração com o futuro Aeroporto Regional do Guarujá, também de acordo com a Autoridade Portuária de Santos. Além disso, a obra não interfere no planejamento de aprofundamento do Canal do Porto de Santos.
Realocação de famílias. Em relação às obras de manutenção, a Autoridade Portuária de Santos prevê a realocação de 700 famílias que hoje vivem em palafitas e sem saneamento básico nas áreas portuárias para imóveis seguros, além de mais empregos nas novas áreas do cais.
Inauguração do túnel é planejada para 2028, já a licitação e o início das obras estão previstos entre 2024 e 2025.
Projetos descartados
Projeto começou com a maquete de uma ponte em 2010 e passou por vários desenhos de túneis até o momento. Em março daquele ano, José Serra anunciou a construção de uma ponte entre Santos e Guarujá para "quebrar um gargalo" na região. Na época, ele afirmou que a construção também teria "um papel paisagístico".
A obra teria 4,6 km, sendo 1 km de ponte estaiada. Ela foi orçada em cerca de R$ 700 milhões e seria executada em dois anos e meio. A ponte teria 80 metros de altura para permitir a passagem das embarcações do porto de Santos.
Troca de projetos. No final de 2013, no entanto, o então governador de São Paulo Geraldo Alckmin abandonou o projeto de Serra e trocou o projeto da ponte por um túnel.
Mas, antes disso, foi a vez de Serra descartar o projeto que passou a ser defendido por Alckmin. Em maio de 2009, o governo decidiu pôr de lado a ideia do túnel submerso por causa dos "altos custos e longos prazos". À época, o então secretário de Transportes de Serra, Mauro Acre, afirmou que um túnel pré-moldado ou escavado na rocha era inviável porque causaria a paralisação do canal do porto.
*Com reportagem publicada em 18/12/2013