Alckmin abandona projeto de Serra e troca ponte por túnel entre Santos e Guarujá
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), está decidido a construir um túnel submarino entre Santos e Guarujá, no litoral paulista. Ele parece ter abandonado de vez o projeto de seu antecessor e colega de partido José Serra (PSDB), que chegou, quando era governador, a "inaugurar" a maquete de uma ponte estaiada ligando as duas cidades.
O governo de Alckmin lançou o edital de licitação para a construção do túnel marítimo entre as cidades vizinhas. A concorrência foi publicada nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial do Estado. A abertura dos envelopes está prevista para o dia 13 de março.
As obras estão orçadas em R$ 1,89 bilhão. A previsão é que comecem em julho do próximo ano e durem três anos e meio. O túnel submerso fará a ligação entre o cais de Outerinhos, no bairro do Macuco, em Santos, e o Linhão da Codesp, no bairro de Vicente de Carvalho, no Guarujá. Terá 762 metros de extensão, 950 metros de rampas e será construído a 21 metros de profundidade.
O túnel vai ter três faixas de rolamento em cada sentido e uma área de circulação para pedestres e ciclistas. A travessia entre as duas cidades passará a ser feita em 1 minuto e 42 segundos, a uma velocidade de 60 quilômetros por hora, segundo projeção da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A).
O túnel será composto de seis módulos de concreto, que serão construídos em uma doca seca no Guarujá. Depois, eles vão ser rebocados flutuando até o local onde serão submersos. Após isso, cada parte será encaixada e fixada nas outras, formando o túnel.
Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita pela rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP-055), com 43 km de extensão, e pelas balsas das Travessias Litorâneas da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), que levam em média 18 minutos para concluir a travessia. As balsas atendem hoje cerca de 20 mil carros por dia.
Projetos descartados
Em março de 2010, José Serra anunciou a construção de uma ponte entre Santos e Guarujá para "quebrar um gargalo" na região e que também "terá um papel paisagístico", afirmou à época.
O complexo orçado em cerca de R$ 700 milhões seria executado em dois anos e meio e teria 4,6 km, sendo 1 km de ponte estaiada. A ponte teria 80 metros de altura para permitir a passagem das embarcações do porto de Santos.
E foi justamente a questão da altura da construção que Alckmin usou como argumento para desistir do projeto do colega de partido.
Uma ponte entre Santos e Guarujá teria de ter ao menos 85 metros de altura para permitir a passagem de grandes embarcações em direção ao porto. Em contrapartida, a ponte não pode ultrapassar os 75 metros para não interferir no espaço da Base Aérea, que limita a altura de construções na região.
Mas antes disso, foi a vez de Serra descartar o projeto que hoje é defendido por Alckmin. Em maio de 2009, o governo decidiu pôr de lado a ideia do túnel submerso por causa dos "altos custos e longos prazos".
À época, o então secretário de Transportes de Serra, Mauro Acre, afirmou que um túnel pré-moldado ou escavado na rocha era inviável porque causaria a paralisação do canal do porto. Projeto esse que agora é tocado pela atual gestão.
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