Vídeo mostra 'fábrica' de cervejas falsificadas em SP; grupo é preso
Do UOL, em São Paulo
16/05/2024 17h59Atualizada em 16/05/2024 17h59
A Polícia Civil prendeu 20 pessoas que trabalhavam em uma linha de produção para falsificação de cervejas. As prisões aconteceram nesta quinta-feira (16) em um galpão industrial na Vila Bela Vista, na zona sul de São Paulo.
O que aconteceu
Um vídeo divulgado pela polícia mostra como funcionava a linha de produção. Inicialmente, os suspeitos molhavam as garrafas para soltar os rótulos originais. Outros limpavam o vidro e retiravam as tampinhas. Os finalizadores colocavam a nova logomarca e uma tampa da marca correspondente.
O esquema transformava garrafas de marcas mais baratas em embalagens de marcas caras. O procedimento consistia em retirar o rótulo e a tampa originais e substituí-los pelas identificações dos produtos líderes de mercado. Quatro marcas estavam sendo falsificadas.
Centenas de engradados foram apreendidos. Apesar de rústico, o processo era eficiente e "permitia a adulteração de grandes quantidades de cerveja diariamente", segundo a Polícia Civil. Os agentes também apreenderam rótulos, tampas, selos e maquinário utilizados na produção.
Os 20 detidos vão responder por falsificação de produtos alimentícios. A polícia identificou o imóvel onde acontecia o crime, que ficava na Rua Joaquim Manoel da Rocha, e fechou a operação.