Topo

Clínica onde jovem morreu após peeling de fenol é fechada em São Paulo

Henrique Silva Chagas, de 27 anos, morreu durante um procedimento estético realizado em uma clínica em São Paulo Imagem: Reprodução/Redes sociais

Do UOL, em São Paulo

04/06/2024 19h28Atualizada em 04/06/2024 19h42

A clínica onde um jovem morreu após um procedimento estético na zona sul de São Paulo foi fechada e autuada pela Vigilância Sanitária do município.

O que aconteceu

Autuação ocorreu porque estabelecimento "exercia procedimentos em desacordo com a legislação vigente". A informação foi confirmada à reportagem pela SMS (Secretaria Municipal da Saúde), por meio da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde). O local é comandado pela esteticista e influencer Natalia Fabiana de Freitas, que se identifica nas redes sociais como Natalia Becker. A esteticista é procurada pela polícia.

Clínica tinha licença para funcionar e realizar "atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza". Essa licença foi concedida pela SMS e o estabelecimento também tinha permissão de funcionamento emitida pela Subprefeitura de Santo Amaro.

Para delegado, está claro que o caso se trata de um homicídio. Eduardo Luis Ferreira, responsável pelo caso, disse ao Brasil Urgente (TV Bandeirantes) que a dona do local, agora investigada, estaria realizando outros procedimentos que não são "estéticos", as únicas atividades que o estabelecimento estaria apto para fazer. "Porque esse procedimento de peeling com fenol é um procedimento que é tido como ato médico, que só pode ser realizado em um centro cirúrgico por médico dermatologista."

Aliás, o dermatologista até pode fazer na clínica dele desde que ele tenha todo o aparato para eventual emergência porque esse fenol é altamente tóxico. Ele atinge a vítima em várias partes do corpo, no coração, pulmão, glote, rins. É perigosíssimo. No entanto, ela [Natalia Becker] estaria fazendo esse tratamento com ele, sem ser médica e fora do centro cirúrgico, por isso que a gente está tratando esse caso como homicídio.
Delegado Eduardo Luis Ferreira

Decisão se o homicídio foi doloso (com intenção de matar) ou culposo (sem intenção) deverá ser definida ao longo da investigação. Na avaliação do delegado é necessário que o caso seja analisado com mais profundidade para determinar os crimes nos quais os envolvidos no caso devem responder.

Causa da morte de Henrique ainda não foi definida. O IML (Instituto Médico Legal) realiza necropsia no corpo e outros exames periciais para entender a extensão das lesões, segundo o delegado.

Família diz que jovem era saudável e não tinha problemas de saúde. Na saída da delegacia nesta terça, o advogado da família, Adrian Piranga, afirmou à imprensa que o rapaz começou a fazer um planejamento para realizar o procedimento há 60 dias e, por volta de 30 dias atrás, entrou em contato com a clínica de Natalia.

O UOL não localizou a defesa da dona da clínica. O espaço segue aberto para manifestação.

Empresário passou mal durante procedimento estético

O empresário de 27 anos morreu enquanto passava por um procedimento estético realizado na tarde desta segunda-feira (3).

Henrique Silva Chagas teve parada cardiorrespiratória durante o procedimento. A reportagem do UOL apurou que ele realizava um peeling de fenol. Na intervenção, considerada invasiva e conhecida por estimular o rejuvenescimento da pele, o fenol penetra na epiderme (a camada mais superficial da pele), o que causa sua necrose e induz reação inflamatória controlada não só na epiderme como também na derme (camada localizada abaixo da epiderme).

Vítima veio do interior de São Paulo para fazer o procedimento estético na clínica. Por volta das 14h30, a Polícia Militar foi acionada para apoiar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em ocorrência de morte suspeita. O Samu constatou o óbito do jovem ainda no local.

A dona da clínica teria passado mal após a morte de Henrique e não foi encontrada pela polícia. Os agentes visitaram os dois hospitais que ela teria ido, mas a mulher não foi achada. A polícia também não encontrou esteticista em endereço indicado como sendo da residência dela e do marido.

Clínica fica localizada na rua Doutor Jesuíno Maciel e é liderada por Natalia Becker. No Instagram, a conta da esteticista tinha mais de 233 mil seguidores. A mulher informava que é "criadora" de um protocolo de tratamento estético e "premiada especialista em melasma". Ela tem uma unidade da clínica em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.

Conta de Natalia no Instagram não está mais disponível. Ao procurar a página, aparece a seguinte mensagem: "Esta página não está disponível. O link em que você clicou pode não estar funcionando, ou a página pode ter sido removida. Voltar para o Instagram".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Clínica onde jovem morreu após peeling de fenol é fechada em São Paulo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano