PMs atiram em direção a participantes de festa 'paredão' em Salvador; vídeo
Do UOL, em São Paulo
03/07/2024 20h34Atualizada em 03/07/2024 20h34
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que policiais militares atiram em direção a participantes de uma festa "paredão" na periferia de Salvador. Esse evento é conhecido pelo uso de várias caixas de som em um volume alto.
O que aconteceu
Em uma das gravações, um policial vai em direção à pessoa que está gravando e atira. "'Peraí'", grita uma mulher em meio aos tiros. A festa acontecia no bairro de Santa Luzia do Lobato.
Outro vídeo também flagrou a ação policial, enquanto as pessoas parecem deixar o local. "Os 'polícia' [sic] tudo atirando, acabando a festa da comunidade", diz um homem.
A Polícia Militar disse ao UOL que recebeu uma denúncia sobre evento clandestino com uso de drogas. Chegando ao local, os agentes teriam constatado o fato e sido atacados pelas pessoas.
Os participantes da festa teriam jogado garrafas e pedras em direção aos policiais, enquanto eles tentavam encerrar o evento. "Foi necessário o uso de agentes químicos para dispersar os presentes", diz a nota da PM-BA. A corporação não respondeu se houve feridos e apreensão de equipamentos.
Em outubro de 2021, o então governador Rui Costa anunciou a restrição das festas paredão na Bahia. "Não vamos permitir mais nenhuma festa de paredão na Bahia. Para festas serem realizadas fechando ruas, as prefeituras precisarão autorizar e comunicar à Polícia Militar previamente. Caso não haja autorização prévia, a PM deverá apreender os equipamentos sonoros", afirmou, na ocasião.
Na época, seis pessoas morreram durante um tiroteio em uma festa desse tipo no bairro do Uruguai, também em Salvador.