Acidente com ônibus de romeiros que iam a Aparecida deixa 10 mortos em SP
Do UOL, em São Paulo
05/07/2024 08h03Atualizada em 05/07/2024 18h08
Pelo menos dez pessoas morreram em um grave acidente com um ônibus que levava romeiros na Rodovia Francisco da Silva Pontes, em Itapetininga, na madrugada de hoje.
O que aconteceu
Ônibus de turismo colidiu com um pilar de sustentação no km 171 à 0h17. Além do motorista, estavam a bordo 51 passageiros. Não há detalhes sobre as identidades e idades das vítimas.
Quase todos os passageiros ficaram feridos. As vítimas foram levadas a hospitais de Itapetininga e Sorocaba, segundo a Defesa Civil.
O HLOB (Hospital Doutor Léo Orsi Bernardes) recebeu 43 feridos, mas a maioria já teve alta. No momento, há duas vítimas estáveis na emergência da unidade, três outras em estado estável na internação e mais cinco vítimas, também estáveis, em observação e com previsão de alta.
Outros dois feridos foram levados ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba em estado estável. Uma das vítimas já foi liberada, enquanto a outra segue em observação, mas estável.
Via foi liberada antes das 13h. O ônibus foi retirado da pista às 8h30 e ficou parcialmente bloqueada ao longo de toda a manhã, segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de SP).
Quantidade de feridos faz Secretaria de Saúde acompanhar situação. Em nota, o Governo de São Paulo informou que a central de regulação de vagas é analisada para que todos recebam o suporte necessário.
Vítimas já passaram por exame necroscópico, informou a Superintendência de Polícia Técnico-Científica. "Duas delas já estão identificadas, restando o reconhecimento da família para liberação dos corpos. As outras oito vítimas permanecem como desconhecidas. Elas serão submetidas a outros exames no Instituto Médico Legal (IML) para identificação, e também passarão por reconhecimento de familiares antes da sua liberação", diz a nota divulgada pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) de SP.
Veículo fretado por grupo de romeiros
Veículo foi fretado por grupo de romeiros que seguiria de Itapeva até Aparecida. Ao UOL, a Ônix, empresa de turismo responsável pela locação, afirmou que a maioria dos passageiros era da mesma família e que eles tinham costume de fretar o veículo anualmente para esta peregrinação.
"Tristeza e consternação", diz empresa responsável por ônibus. Em publicação nas redes sociais, a Ônix afirmou que presta suporte às famílias e autoridades. "Estamos colaborando plenamente com as investigações para entender as causas deste terrível acidente", diz trecho do posicionamento.
Vítimas saíram do mesmo bairro. Os ocupantes do ônibus moravam no bairro de Palmeirinha, que fica nos limites de Itapeva. Ao UOL, uma parente de romeiros do município que foram para Aparecida em outro ônibus contou que três veículos da mesma empresa de turismo foram fretados para fazer o transporte. Um deles deixou Itapeva duas horas antes do carro que se acidentou. O outro saiu de Ribeirão Branco. "Eles iam sair no ônibus das seis da tarde, mas acabaram adiantando, mudando para quatro da tarde. Lá [em Aparecida], eles ficaram sabendo do acidente", afirmou.
Ônibus estava em situação regular, informou o governo. Os motivos do acidente ainda precisam ser esclarecidos, diz a Artesp.
Motorista alegou travamento da direção. "Extraoficialmente o motorista informou que houve um travamento da direção, que ocasionou a perda do controle do veículo e, por consequência, o sinistro", informou o tenente da Polícia Militar Rodoviária Jesse Rojas, em entrevista à TV Globo.
Governador e cidades lamentam
"Notícia triste", diz governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). "Com muito pesar, rogo a Deus que conforte o coração dessas famílias", publicou nas redes sociais.
A Prefeitura de Itapetininga, onde o acidente ocorreu, publicou nota de pesar. "Nosso HLOB, assim como outros hospitais da região, está prestando toda assistência aos feridos", afirma trecho do posicionamento.
A Prefeitura de Itapeva disse ''lamentar profundamente pela fatalidade''. ''Nossos sentimentos aos familiares das vítimas que faleceram nesta trágedia'', escreveu em nota de pesar.
A prefeitura de Ribeirão Branco, município vizinho ao bairro, decretou luto oficial de três dias pelas mortes dos romeiros. "A Prefeitura está em contato com as famílias para auxiliar no que for necessário", afirmou o órgão.