PF envia 8 peritos para identificar vítimas de acidente de avião em Vinhedo
A Polícia Federal informou que enviou peritos para reforçar o trabalho de identificação de vítimas e registros do local em que ocorreu o acidente com a aeronave que caiu com 61 pessoas a bordo em Vinhedo, interior de São Paulo.
O que aconteceu
Dez profissionais saíram de Brasília com destino a São Paulo para atuar na investigação do acidente com a aeronave em Vinhedo. A previsão é que seis deles cheguem na noite desta sexta-feira (9) e outros dois, na manhã do sábado (10).
Os peritos se somarão aos outros dez que já foram destacados pela Perícia Criminal Federal de São Paulo. Eles atuarão na investigação do acidente.
Relacionadas
Equipamentos também serão enviados para a investigação. Os profissionais receberão drones e scanner 3D, que devem chegar em São Paulo no sábado. Segundo o secretário de segurança de Vinhedo, Osmir Aparecido Cruz, os trabalhos de perícia vão se estender por toda a noite da sexta-feira.
Também será usada tecnologia de imagens a laser. Posteriormente serão empreendidas, com prioridade, as iniciativas de Identificação das Vítimas de Desastres (DVI), a serem realizada em conjunto pelas forças de segurança pública federal e estadual.
Governo de São Paulo montou um gabinete de comando no local do acidente. Segundo o secretário, o trabalho da perícia não costuma ser demorado. Contudo, a quantidade de corpos na aeronave impõe mais dificuldades ao trabalho.
Profissionais estão monitorando local para garantir que não haja novas explosões. Secretário de Segurança informou que há bombeiros e profissionais de segurança no local do acidente para garantir que a perícia ocorra com segurança. "Há vestígios de gasolina, temos que garantir que não há riscos de novas explosões", afirma.
Secretário afirma que o trabalho de resgate não tem previsão para se encerrar. "Há corpos carbonizados, em partes, presos, inteiros", disse. "É um trabalho muito complexo."
O secretário afirmou que não há informações sobre sobreviventes. "Estamos fazendo um gerenciamento da queda da parte principal do avião, a frente e o meio, a maior parte do avião, onde estava a maior parte das vítimas", disse ele.
Como ocorreu o acidente
Entre os 61 ocupantes do avião estavam 58 passageiros e quatro tripulantes, informou a Voepass, responsável pelo voo. A aeronave tinha capacidade para 68 pessoas.
Aeronave saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). A decolagem da aeronave ocorreu às 11h50 e a previsão de aterrissagem era às 13h45.
Avião caiu em área de churrasqueiras do condomínio Recanto Florido, mas não há registro de vítimas fora da aeronave. A informação é do secretário de Defesa Social de Vinhedo, Osmir Aparecido Cruz, que esteve presente no local do acidente.
Aeronave do modelo ATR-72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas. Em nota, a companhia informou que não há confirmação sobre como o acidente ocorreu nem sobre a situação atual das pessoas que estavam no voo. Sete equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local. A ocorrência foi recebida às 13h25, segundo a corporação.
Vídeo mostra momento da queda. Nas imagens, gravadas por moradores da região do Distrito Industrial, é possível ver a aeronave despencando. A queda ocorreu na rua João Edueta, segundo o Corpo de Bombeiros.
Aeronave despencou quase quatro mil metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. Pelo registro, é possível ver que a aeronave caiu pouco antes de pousar.