Colapso de ponte gera desabastecimento e corrida por água em cidade do MA
Moradores de Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, lotam supermercados e depósitos para comprar água mineral nesta segunda-feira (23). O abastecimento de água local foi suspenso por conta do colapso da ponte Juscelino Kubitschek e a queda de caminhões com carga química no rio Tocantins.
Entre os caminhões que caíram da ponte neste domingo (22), segundo a Defesa Civil de Estreito (MA), havia carregamentos de agrotóxicos e uma carga estimada de 120 mil litros de ácido sulfúrico. Há risco de contaminação da água.
Imagens publicadas de redes sociais mostram filas e apontam que há uma disputa pelas garrafas de água nos grandes supermercados. Há famílias comprando dezenas de garrafas de uma só vez para garantir água no feriado de Natal.
Segundo a universitária Renata Rodrigues, que foi a um supermercado no começo da manhã, as filas estavam maiores que a média do local.
Eu fiquei até um pouco espantada, estava bem cheio para aquele horário da manhã; principalmente muita gente comprando água. As pessoas estavam nas filas com vários engradados. As pessoas ficaram espantadas por causa do anúncio da parada do fornecimento, com muito medo de ficar sem água para beber e para fazer os usos, principalmente durante o feriado.
Renata Rodrigues
Os depósitos, inclusive, estão parando de fazer entregas para atender somente ao público que tem ido aos locais comprar botijões e garrafas.
Em comunicado, a Caema informou, na noite deste domingo (22), que houve paralisação da captação de água e pediu uso "comedido" de água aos moradores. Não há ainda previsão para normalização.
As prefeituras de Imperatriz e de Estreito publicaram notas pedindo que a população evita o consumo de água até que o nível de contaminação seja esclarecido.
Em nota, o governo do Tocantins também recomendou que a população evite contato com a água do rio até que os níveis de contaminação sejam avaliados.
Equipes técnicas dos dois estados, em parceria com outros órgãos competentes, estão mobilizadas para monitorar a situação. Os trabalhos incluem a avaliação da qualidade da água e possíveis impactos ambientais, planejamento e execução de ações para conter a contaminação do rio e operações para a remoção dos veículos submersos.
Governo do TO
O acidente
Uma parte da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, conhecida como Ponte JK, na rodovia federal BR-226, desabou na tarde deste domingo.
Ela ligava os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Com a queda, caminhões caíram em uma parte funda no rio Tocantins. O resgate dos veículos está em andamento.
O trabalho dos mergulhadores será iniciado apenas após uma análise da água, para garantir a segurança das equipes na água. Em nota, o Corpo de Bombeiros do Tocantins informou que um dos caminhões estaria "vazando líquido altamente contaminante."
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberPor conta da possibilidade de a água do Rio Tocantins estar contaminada, a Defesa Civil Estadual e a Defesa Civil Municipal de Aguiarnópolis fazem alerta conjunto a todos os moradores a jusante, ou seja, abaixo da barragem da Usina Hidrelétrica de Estreito, para que evitem qualquer contato com a água do rio. Os órgãos informam que o consumo do líquido pode desencadear reações químicas graves e oferecer sérios riscos à saúde humana e também animal, como queimaduras, intoxicações, e outros problemas.
Bombeiros do TO
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.