Conteúdo publicado há 29 dias

Governo diz que vai notificar Voepass para ampliar atendimento às famílias

O secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, afirmou neste sábado (10) ter recebido "relatos indignados" de parentes das vítimas da queda do avião da Voepass sobre o atendimento prestado pela companhia.

O que aconteceu

Damous relatou no X (ex-Twitter) que vai notificar a empresa para ampliação dos canais de atendimento. O avião ATR 72-500 da Voepass caiu na sexta-feira (9) em Vinhedo (SP), matando 62 pessoas.

Recebi relatos indignados de parentes das vítimas do trágico voo da Voepass, informando que foi disponibilizado apenas um canal de comunicação (um 0800!) para atendimento. Notificaremos a companhia para que amplie esses canais e preste toda assistência necessária às famílias. Wadih Damous, secretário nacional do Consumidor

Notificação será enviada nesta segunda-feira (12), segundo a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor). A pasta, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, afirmou que, "diante desse quadro, a Senacon adotará essa e outras medidas necessárias para amenizar a dor dos familiares e amigos das vítimas".

Wadih Damous disse ao UOL que os familiares não estão conseguindo falar com a empresa. O secretário afirmou que a Voepass deverá fornecer mais meios de comunicação, seja ampliando números de telefone ou disponibilizando outros canais.

"Por esse 0800, as pessoas não conseguem se comunicar. É insuficiente. [As famílias] ficam esperando muito tempo [na linha] e não conseguem atendimento. Wadih Damous ao UOL

O site da companhia Voepass disponibilizou uma central de atendimento, com o número 0800 9419712. O canal está disponível para "familiares de pessoas a bordo do voo envolvido em ocorrência".

A VoePass disse, em nota enviada neste domingo (11), que a prioridade é "assistir, acompanhar e viabilizar apoio estrutural e psicológico às famílias das vítimas".

"Estamos realizando todos os esforços logísticos e operacionais para que as famílias tenham em nossa equipe um apoio efetivo não só para suas necessidades de transporte, hospedagem, alimentação, mas, principalmente, de consolo e apoio emocional. Foi disponibilizado aos familiares, um telefone exclusivo para facilitar o contato e oferecer suporte no que for necessário. Contudo, esse telefone é restrito aos familiares e não será divulgado." Companhia em nota enviada neste domingo

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Os Bombeiros de São Paulo finalizaram, no sábado (10), a retirada dos corpos de todas as vítimas. A conclusão da remoção das vítimas foi às 18h30. Ao todo, 62 corpos, sendo 34 masculinos e 28 femininos, foram resgatados e encaminhados para a unidade central do IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo para a identificação dos familiares e liberação.

Uma equipe de 40 médicos, além de equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia está atuando no caso. As demais ocorrências que seriam atendidas no local estão sendo direcionadas às unidades do IML nas zonas leste e oeste, que funcionarão 24 horas. O IML na zona norte também prestará apoio, durante o dia, para casos de clínica médica.

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